O cultivo de café de alta qualidade em áreas inusitadas do Brasil é destaque do Boletim da ANBA desta sexta-feira (29). Reportagem especial de Thais Sousa mostra que produtores de locais tão diferentes como Ceará, Rondônia e as montanhas de Minas Gerais têm algo em comum: o uso de técnicas agroflorestais. Na região cearense do Maciço do Baturité, a planta cresce sob as sombras da mata; na floresta amazônica, os índios aproveitaram as culturas deixadas por invasores na década de 1980; e a 1,5 mil metros de altitude, no Pico da Bandeira, o café é produzido com o método de agricultura sintrópica, manejo que replica o ciclo florestal. Confira!
Leia também que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se reuniu nesta quinta-feira (28) com embaixadores de países árabes do Golfo em Brasília. Foram discutidos temas como as relações do Brasil com a região e como aumentar o intercâmbio econômico e comercial e os investimentos, principalmente na área agrícola. Participaram diplomatas do Kuwait, Arábia Saudita, Bahrein, Catar e Omã, além do presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, e o vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Osmar Chohfi.
Saiba ainda que neste sábado (30) será realizado o Grande Prêmio Câmara Árabe de turfe, no Jockey Club de São Paulo. A corrida de cavalos árabes celebra os 48 anos de fundação dos Emirados Árabes Unidos e vai contar com nove animais que já ganharam competições este ano. Haverá também um páreo patrocinado pelo Heritage Arabian Racing Club (HARC), de Abu Dhabi, em homenagem ao xeque Sultan Bin Zayed Al Nahyan, que morreu em 18 de novembro.