Islam Solidário encerra ano oferecendo serviços de saúde

Em 1º de dezembro, o evento levará atendimentos médicos gratuitos a população do Jabaquara, na capital paulista. A programação é promovida pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – Para encerrar a programação do Islam Solidário deste ano, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) promoverá no dia 1º de dezembro a última edição do evento. A iniciativa, que oferece desde atendimento médico até entretenimento à população de baixa renda, ocorrerá no CEU Caminho do Mar, na região do Jabaquara.

A Fambras realizou diversas edições do evento ao longo do ano. Este ano já ocorreram, por exemplo, um evento em Parelheiros e na Aldeia Tenondé-Porã, extremo sul de São Paulo, e em outubro, em parceria com a Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, outra edição atendeu refugiados e moradores da região do Pari, centro de São Paulo.

Na última edição do ano, as atividades começarão às 10h e vão até às 15h, tornando acessíveis exames de saúde como de hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C. Os visitantes receberão também orientações odontológicas e sobre prevenção do câncer de mama, onde as mulheres poderão aprender a realizar o autoexame.

Ação já atendeu refugiados no centro de São Paulo

Outros destaques são os exames oftalmológicos e distribuição de senhas para doação de óculos. A atividade é uma das mais disputadas e um dos principais motivos que levam a população ao evento, como a ANBA já contou. A parceria com o Governo do Estado de São Paulo possibilitou também a distribuição de senhas para quem quiser realizar exame de DNA, além de emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

A edição conta com uma unidade móvel do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), serviço público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A entidade vai orientar sobre diferentes tipos de regularização migratória, documentação brasileira, abertura de conta bancária, tradução simples de documentos, encaminhamento a serviços da rede de saúde, educação e assistência social, acesso a trabalho e renda, ensino superior, cursos de português e profissionalizantes.

O Islam Solidário também oferece tratamentos estéticos como cortes de cabelo, higienização facial e quick massage. Já a programação infantil inclui brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce, gibis e 3 mil brinquedos. A programação cultural também terá apresentações de capoeira e dos corais da Aldeia Indígena Tenondé Porã e do Colégio 24 de março, parceiro da ação, além de oficina de grafite.

Serviço
Islam Solidário
1º de dezembro
Das 10h às 15h
CEU Caminho do Mar – Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, 524, Jardim Lurdes/Vila Clara – São Paulo

Divulgação
Divulgação

Publicações relacionadas