Mercado quer empresas e produtos com propósito ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­
 
logobrasil
BOLETIM DO ASSOCIADO
Fevereiro/2021
 
 

     Mercado quer empresas com propósito

 
 

Saiba como será o calendário da Câmara Árabe em 2021

A Câmara Árabe começa o ano promovendo atividades virtuais e se prepara para realizar ações presenciais a partir do segundo semestre. Na segunda metade do ano, serão feitas tanto atividades online quanto híbridas e in loco. Na agenda estão a promoção de webinars no decorrer de todo 2021, rodadas de negócios virtuais voltadas tanto para empresários árabes quanto para brasileiros, realização de congressos e participação em grandes eventos no mundo árabe, como a exposição universal Expo 2020, que ocorrerá a partir de outubro deste ano em Dubai, nos Emirados, entre outras atividades. As ações serão norteadas por compromissos firmados no Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que ocorreu de forma virtual em 2020. Veja o calendário completo aqui.

 
 

ANÁLISE ECONÔMICA
Acompanhe análise do cenário econômico mundial e do comércio do Brasil com os países árabes em janeiro. Conteúdo completo aqui

Espera-se que neste ano o nível mundial de estoques se recomponha, que ocorra a retomada do comércio internacional, seja efetivado o processo de vacinação e, consequentemente, ocorra a reabertura dos países. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o comércio exterior mundial cresça 8% em 2021.

Algumas incertezas também permanecem, a exemplo do efetivo processo de vacinação ao redor do mundo, sobre os novos estímulos econômicos proporcionados pelo governo Joe Biden nos Estados Unidos e a rapidez com que a poupança gerada pelas pessoas ao longo da pandemia seja direcionada para o consumo.

Os países da região do Conselho de Cooperação do Golfo tiveram um duplo problema para lidar em 2020: a covid-19 e a queda do preço do petróleo. O FMI espera que o preço do petróleo aumente 20% em 2021, mas ainda fique abaixo do de 2019. 

Os países árabes continuam demonstrando a sua importância estratégica para o comércio exterior do Brasil. As exportações do Brasil aos árabes atingiram US$ 891,85 milhões no primeiro mês de 2021, um crescimento de 7,4% ante o mesmo mês de 2020.

Em janeiro de 2021, as exportações brasileiras para os países árabes de trigo e misturas com centeio (US$ 26,78 milhões), pimenta (US$ 6,4 milhões) e gorduras/óleos vegetais (US$ 5,1 milhões) apresentaram recorde, quando analisadas desde 2017.
 
 

Quem faz logística com tecnologia sai na frente

A urgência nas entregas internacionais que se impôs no período da covid-19 fez com que a logística buscasse na tecnologia uma importante aliada. Inteligência artificial, aplicativos de celular e marketing digital foram utilizados, criando um ambiente de entregas com mais segurança, informação e comodidade aos envolvidos. Rastreamento que permite o monitoramento em tempo real das remessas e big data para fazer melhores previsões de disponibilidade de contêineres, navios e padrões climáticos, entre outros recursos, permitem que fabricantes tomem decisões mais inteligentes sobre a produção e a distribuição. Em um mundo que compra mais digitalmente, as entregas tiveram que se adaptar e andar rapidamente. As empresas que buscam fazer sua logística com tecnologia saem na frente nos mercados internacionais.

 
 
Confira algumas reportagens publicadas pela Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), site de notícias da Câmara Árabe:
 
 

ANBA CAST - Acompanhe semanalmente o Podcast da ANBA, que traz notícias e entrevistas sobre os países árabes, com dicas de mercados em diferentes setores! Acesse aqui