Cerca de 10 mil pessoas de 61 países acessaram o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes que a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira realizou na última semana de forma virtual. O evento teve plenária, com debates entre autoridades, líderes de entidades e associações, empresários, executivos e pesquisadores, além de exposição de marcas brasileiras e árabes. Confira abaixo algumas das conclusões do fórum que podem servir como indicativos de mercado para sua empresa e seus negócios. Clique AQUI para acessar material completo.
Investimento novo – países árabes vêm buscando a diversificação dos investimentos e os setores de infraestrutura, segurança alimentar, defesa, energia e inovação são atrativos para eles.
África, a parceira – os países árabes da África, como Tunísia e Egito, são portas para produtos brasileiros aos mercados europeu e africano.
Preparação para pandemia – o mundo pode passar por novas pandemias e os países precisam desenvolver capacidade interna para menor dependência de importação de produtos estratégicos.
Mais compradores – o aumento populacional e de renda expandem as oportunidades para as exportações do Brasil, principalmente de alimentos e de produtos industrializados de valor agregado.
Amigo e cliente – a presença árabe no Brasil é uma vantagem para o relacionamento comercial entre as duas regiões, com a confiança e a cultura servindo de base para relações estáveis e contínuas.
Pós-venda maior – o novo momento pede que empresas ofereçam, junto com os produtos, todo um suporte pós-venda. O foco em serviços é tão importante quanto o produto comercializado.
Futuro funcionário – os jovens cada vez mais buscam trabalhos com sentido maior que o financeiro. Três quartos da futura força mundial de trabalho será formado pelos millennials, geração conectada e dinâmica.
Nova moeda – dados são a nova moeda mundial. Empresas que focam em possuir dados e informações obtêm vantagens competitivas.
Realidade híbrida – o mundo será “figital” e terá oportunidades e atividades híbridas, parte com presença física e parte digital.
Alimentos sem fronteiras - não pode haver fronteiras para alimentos. Essa deve ser uma área de livre circulação de produtos entre os países. Proteger a indústria local pode colocar em risco o abastecimento.
Vem ser verde - empresas sustentáveis tendem a ser mais resilientes, oferecem menor risco, podem ser mais lucrativas, mas sustentabilidade é um valor da empresa como um todo, não um departamento. Políticas de sustentabilidade dão vantagem competitiva junto ao consumidor.
Halal para todos – os produtos halal estão ganhando destaque em função da qualidade de produção, sustentabilidade e saúde. O mercado está indo além dos muçulmanos e traz enormes oportunidades. Marcas certificadas vêm demonstrando performance melhor.