Da redação
São Paulo – A 12ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (12ª Unctad), que será realizada no próximo ano em Acra, capital de Gana, terá o seguinte tema: "Discutindo as oportunidades e desafios da globalização para o desenvolvimento". O tema foi aprovado ontem (19) pelo Conselho de Comércio e Desenvolvimento da Unctad, segundo nota divulgada hoje pela instituição.
De acordo com a nota, o secretário-geral da Unctad, Supachai Panitchpakdi, disse que os efeitos da globalização são sentidos em todos os lugares, mas ainda há preocupação e até medo sobre suas conseqüências para o desenvolvimento e o bem-estar em geral. "A Unctad vai nos fornecer uma oportunidade de discutir as falhas no processo e ao mesmo tempo preservar e ampliar seus benefícios, com o objetivo de dispersar medos e identificar medidas que vão permitir a todos gozar dos benefícios que a globalização pode trazer", afirmou. Segundo o secretário-geral, seu gabinete vai preparar até junho um relatório apresentando idéias para serem discutidas sob o tema escolhido.
O Conselho decidiu também que a conferência terá quatro subtemas: aumentar a coerência em todos os níveis na formulação de políticas globais para o desenvolvimento econômico sustentável e a redução da pobreza, levando em conta aspectos regionais; os principais assuntos comerciais e de desenvolvimento e a nova realidade da geografia da economia mundial; melhorar o ambiente em todas as esferas para fortalecer as capacidades produtiva, comercial e de investimentos e mobilizar recursos e conhecimento para o desenvolvimento; e o fortalecimento da Unctad, com ampliação de seu papel, impacto e eficiência institucional em prol do desenvolvimento.
A 12ª Unctad vai ocorrer entre os dias 20 e 25 de abril de 2008. A última edição ocorreu em São Paulo em junho de 2004. A conferência ocorre a cada quatro anos.

