São Paulo – A SPTuris, empresa de turismo e eventos da Prefeitura de São Paulo, divulgou nesta terça-feira (04) uma pesquisa com frequentadores da Rua 25 de Março, polo de comércio popular do centro da cidade. De acordo com o órgão, o comércio movimenta em média R$ 120 milhões por dia na região, mas o valor pode chegar a R$ 300 milhões em datas festivas como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e na época da Parada Gay da capital.
O levantamento informa também que cerca de 400 mil pessoas visitam a região diariamente, sendo que 76% dos frequentadores são paulistanos, 15% de outras cidades do estado, e 9% de outras regiões do Brasil. As mulheres de 25 a 39 anos, com ensino médio completo ou curso superior, representam 67% dos visitantes.
Segundo a SPTuris, as mercadorias mais procuradas na região são bijuterias (21%), itens de vestuário (16%) e artigos para festas (15%). Os principais motivos apontados para as compras na 25 são os preços, para 72% dos entrevistados, e a variedade de produtos, para 22%. Foram ouvidas 1,4 mil pessoas.
A 25 de Março é conhecida também por ser a Rua dos Árabes, pois foi lá que muitos imigrantes do Oriente Médio estabeleceram seus negócios a partir do final do século 19. Hoje as origens dos comerciantes da região são bastante diversas, mas os árabes ainda têm presença forte.

