Marina Sarruf
São Paulo – Além de ter sua maior participação em número de empresas na Biofach 2005, mostra mundial para produtos orgânicos que será realizada na Alemanha entre os dias 24 e 27 de fevereiro, o Brasil será tema desta edição da feira. No total, 100 empresas brasileiras vão ocupar uma área de 755 metros quadrados, um espaço três vezes maior que do ano passado. A mostra será em Nuremberg.
O Brasil foi escolhido entre cinco países para ser tema da Biofach 2005. “É um prêmio participar desta feira”, afirma Thomas Timm, vice-presidente executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, entidade que está apoiando o projeto. Segundo ele, a meta é tornar o país líder de mercado. “O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento que vai receber a atenção de um produtor mundial”, disse.
Em 2003, a Biofach contou com 17 empresas brasileiras e no ano de 2004 o número aumentou para 43. “Nossa participação é crescente. Agora, temos que continuar o nosso trabalho para o ano de 2006”, afirmou Juan Quirós, presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), que está coordenando o projeto. De acordo com ele, metade das empresas brasileiras presentes na Biofach 2005 vai participar pela primeira vez. No total, 79% são pequenas empresas, 14% médias e 7% grandes.
Para esta edição, a expectativa da Apex é gerar cerca de R$ 30 milhões em negócios, o dobro do ano passado. Segundo Quirós, a Apex investiu R$ 3,2 milhões na capacitação de produtores para participar da feira.
A mostra terá um total de dois mil expositores de 60 países, reunidos numa área de quase 70 mil metros quadrados.
Setor no Brasil
De acordo com Quirós, a comercialização de produtos orgânicos no país cresce anualmente cerca de 50%, o dobro da média mundial. O Brasil ocupa a segunda posição em número de propriedades com lavouras orgânicas, com, aproximadamente, 19 mil agricultores, a maioria familiar.
O mercado mundial de orgânicos movimentou cerca de US$ 26,5 bilhões no ano passado e o brasileiro US$ 100 milhões. “O mercado mundial de orgânicos cresce 22,5% ao ano. É um mercado que precisa ser tratado com cuidado”, afirmou Quirós.
Os principais compradores brasileiros são Estados Unidos, Japão e Alemanha. A Apex estima que foram exportados US$ 115 milhões em produtos orgânicos em 2004 pelo Brasil.
Novos produtos
O pavilhão brasileiro vai levar aos visitantes produtos não tradicionais como camarão, óleos, tecidos, cachaças e vinhos, além dos tradicionais, como café, açúcar, soja, mel, frutas, entre outros.
Durante a Biofach 2005, a Apex também vai fazer uma demonstração da cultura nacional. Chefes de cozinha vão preparar pratos típicos na feira para degustação. Os visitantes poderão saborear desde drinques feitos com cachaça e frutas até tapioca.