Marina Sarruf
São Paulo – Dos vinte países que a empresa Bel Chocolates, localizada em Marília, interior de São Paulo, exporta, nove são países árabes. A meta da empresa para este ano é dedicar 15% das exportações para o mercado árabe, que atualmente não ultrapassa 10% das vendas externas da Bel Chocolates.
De acordo com Fabiano Lombardi, gerente de exportação da empresa, os países árabes são um mercado potencial, apesar das dificuldades de logística que a Bel Chocolates encontra para exportar para a região. O total da produção destinada ao mercado externo varia entre 15% a 20%. Entre os principais produtos embarcados para os países árabes estão os chocolates crocantes de amendoim e de coco.
Há três anos a empresa exporta chocolates para o mercado árabe. Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Marrocos, Palestina e Sudão são os nove países árabes que estão na lista de importadores da Bel Chocolates. As primeiras exportações da empresa foram realizadas em 2000.
Segundo Lombardi, as embalagens dos chocolates embarcados para o mercado árabe vão com o nome da marca em português ou inglês, já os nomes dos ingredientes vão escritos em árabe.
Entre os produtos fabricados pela empresa estão os chocolates recheados de morango, leite condensado, coco, amendoim com caramelo, chocolate com flocos de arroz e de amêndoas. As últimas novidades foram as caixas com chocolates sortidos e chocolates recheados com marshmallow.
A origem do nome Bel foi uma homenagem feita pelo fundador da empresa à sua esposa chamada Isabel, em 1974. Os primeiros produtos fabricados não eram chocolates, mas amendoim salgado, pé-de-moleque e pipoca. Em 1984 a empresa foi transferida para uma nova unidade industrial em Marília, com 11 mil metros quadrados. Atualmente, a Bel emprega 600 funcionários.