Marina Sarruf
São Paulo – Uma agência de turismo de Abu Dhabi pretende trazer 140 árabes para conhecer a Amazônia brasileira no final deste ano. A informação foi dada à ANBA pela sócia-gerente do hotel Ariaú Amazon Towers, Cristina Canelhas, que integra o estande brasileiro na Arabian Travel Market, principal feira de turismo do Oriente Médio, e poderá hospedar o grupo. O contato é um dos resultados da participação brasileira na feira.
Além da Amazônia, os árabes também deverão conhecer o Rio de Janeiro. De acordo com Cristina, a agência de Abu Dhabi tem intenção de agendar a viagem para os meses de outubro ou novembro, mas como está para ser inaugurado um vôo direto de Dubai para São Paulo pela companhia aérea Emirates Airlines, em dezembro, cogita esperar até o final do ano. "O vôo direto vai facilitar muito a ida dos árabes para o Brasil. A distância é um problema", afirma.
De acordo com a sócia do hotel, há uns três meses atrás o rei do Marrocos, Mohammed VI, ficou hospedado por quatro dias no Ariaú Amazon Towers, no Amazonas. Em junho ele deverá voltar ao hotel acompanhado pelo rei da Jordânia, Abdullah II. "O Ariaú Amazon Towers é o maior hotel da selva e tem 300 quartos", disse Cristina.
O hotel conta com apartamentos com varanda, suítes com vista panorâmica de 360 graus para o Rio Negro e ainda tem nove casas em cima de árvores, chamadas de Casas do Tarzan. A sócia afirma que entre os passeios realizados pelo hotel estão as visitas aos nativos da floresta amazônica, caminhadas na selva, pescaria de piranha e observação de jacarés.
Estande brasileiro
A Arabian Travel Market começou na última terça-feira e tem por objetivo apresentar o potencial turístico dos países. No estande brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo com apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), representantes de agências de viagem mostram as principais atrações turísticas nacionais.
Segundo o coordenador de operações da CCAB, Rodrigo Solano, que está na feira, a Arabian Travel Market ultrapassou as expectativas dos empresários brasileiros. "Os árabes demonstraram um interesse muito grande em visitar a América do Sul, principalmente o Brasil", afirmou. Cristina confirma o entusiasmo dos árabes pelo país. "É uma das melhores feiras de turismo das quais já participei", afirmou. Uma média de 500 pessoas passou por dia pelo estande do Brasil.
De acordo com o gerente de eventos internacionais da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux da Embratur, Elias Borges, o Ministério do Turismo está investindo na região. "Acho que falta um trabalho mais forte para divulgar a imagem do Brasil. Faltam mais vendas de produtos brasileiros como ecoturismo e visitas a cidades históricas", disse.
Borges disse que cerca de 29 mil pessoas do Oriente Médio visitaram o Brasil em 2003. Os números do ano passado ainda não estão fechados, mas devem alcançar 35 mil, de acordo com Borges. O ministério do turismo espera que o país atraia até 2007, nove milhões de turistas do mundo todo por ano.
Além do hotel Ariaú Amazon Towers, mais três empresas brasileiras de turismo estão presentes na feira: a Del Bianco Tour Operator, Intermundi Brazil Incoming e Nascimento Turismo.
Na 12ª edição da Arabian Travel Market participam 1.800 expositores de 63 países, numa área de 16 mil metros quadrados. Segundo organizadores da feira, são esperados mais de 20 mil visitantes de 94 países até o final do dia de hoje, quando a mostra termina.