Alexandre Rocha
São Paulo – O Brasil voltou a produzir carros esportivos. No último final de semana, a Lobini Automóveis, fábrica localizada em Cotia, na grande São Paulo, entregou as duas primeiras unidades do Lobini H1, carro equipado com motor de 180 cavalos e que pode chegar aos 240 km/h de velocidade final. E ele já nasceu com vocação internacional. Ao mesmo tempo que começa a comercializar o veículo no país, a empresa está fechando um contrato de exportações para os Estados Unidos.
"É um produto que visa o mercado externo. Por sua sofisticação, ele é comparável aos esportivos internacionais", disse à ANBA o sócio-diretor da companhia, Cláudio Peçanha. Segundo ele, o plano de negócios da Lobini prevê para o futuro uma produção anual entre 100 e 150 unidades, que deve ser atingida em 2007, sendo 60% destinada às exportações.
O acordo com a norte-americana 1g Racing, que já comercializa esportivos nos EUA, envolve a entrega de um Lobini H1 para testes em outubro e o embarque de quatro carros por mês a partir do início de 2006, até chegar ao total de 49. "Mas eles acreditam que é possível colocar até 100 carros por ano nos Estados Unidos", disse Peçanha. O empresário estima que o veículo vai custar US$ 47 mil no mercado norte-americano.
A fábrica também tem em vista o consumidor europeu e chegou até a desenvolver um chassi com a direção do lado direito, para permitir a comercialização na Inglaterra. O engenheiro inglês Graham Holmes, que atuou como consultor do projeto e já trabalhou em outras fábricas do gênero, como a Lotus, poderá ser representante da marca no Velho Continente, de acordo com Peçanha.
Ele não descarta também possibilidades nos países árabes. Afinal a idéia é poder comercializar o carro em qualquer parte do mundo. "Mas para atingirmos o Oriente Médio, creio que antes teremos que ter certa exposição nos Estados Unidos e na Europa", declarou Peçanha.
Na seara interna, a companhia acumula 18 pedidos firmes, incluindo os que foram entregues no fim de semana. O automóvel é feito somente por encomenda e faz parte de uma nova safra de veículos nacionais, dirigidos a nichos de mercado. "Nós percebemos que existe espaço no Brasil para um esportivo de nível", disse Peçanha.
Aficionados
O Lobini H1 começou a surgir no início de 1999, quando o advogado José Orlando Lobo se juntou ao engenheiro Fábio Birolini. Da junção do sobrenome dos dois saiu o nome Lobini. Ambos apaixonados por carros, o primeiro tinha os recursos para dar início à empreitada e o segundo o conhecimento técnico para fabricar um esportivo totalmente nacional. O projeto foi todo concebido no Brasil e até agora consumiu US$ 2 milhões em investimentos. O economista e também engenheiro Peçanha se uniu mais tarde ao negócio como administrador.
Durante o desenvolvimento do projeto, os empreendedores contaram com os serviços da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, que realizou os testes da maquete do carro em túnel de vento, e da Chamonix, fabricante de réplicas de Porsches antigos, que construiu o primeiro protótipo.
O carro foi apresentado ao público pela primeira vez durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2002. Na ocasião, segundo Peçanha, foram feitas 56 reservas, sendo que 18 se converteram em pedidos firmes.
No final do ano passado, os empresários alugaram um galpão industrial em Cotia onde foi instalada a fábrica. Hoje 25 pessoas trabalham na empresa. Grande parte dos componentes do carro é fabricada no Brasil mesmo.
Ele é equipado com um motor VW Audi 1.8 Turbo com quatro cilindros, chassis produzido pela própria companhia e carroceria de fibra de vidro. Inspirado nos esportivos ingleses, o conversível, de acordo com o fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. No Brasil ele custa R$ 157,5 mil. Quando a produção estiver a todo vapor, Peçanha acredita que o faturamento da empresa vai chegar a R$ 15 milhões.
Embora já conte com uma série de itens de série, a fábrica garante ao comprador a possibilidade de customizar o veículo, escolhendo as cores da carroceria e do revestimento interno, inclusive dos bancos de couro. "Temos mais de 10 mil cores para escolher. Não vai haver dois carros iguais", disse Peçanha. A não ser, é lógico, que o cliente quiser.
Contatos
Lobini Automóveis
Tel: +55 (11) 4777-0185
site: www.lobini.com.br