São Paulo – Um dos destaques das exportações brasileiras de frutas no primeiro trimestre foi o mercado árabe. O Brasil vendeu o equivalente a US$ 3,22 milhões, um aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram embarcadas 5,2 mil toneladas, 30% a mais que nos primeiros três meses de 2009.
“Estamos trabalhando para que o mercado árabe possa figurar entre os principais destinos das frutas brasileiras”, afirmou Valeska de Oliveira, gerente executiva do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).
Segundo ela, a principal fruta exportada para o mercado árabe no trimestre foi a maçã. Foram embarcadas 4,4 mil toneladas, um aumento de 60,4% em relação ao mesmo período do ano passado. “Estamos no pico da safra de exportação de maçã”, disse a gerente.
Outra fruta vendida aos países árabes foi a manga, com 21 toneladas exportadas. No primeiro trimestre do ano passado, o Brasil não exportou a fruta para a região. “É uma fruta nova. Estamos buscando aumentar a cesta de produtos embarcados”, disse Valeska. Segundo ela, a Gulfood, feira de alimentos realizada em Dubai, é muito boa para as empresas do setor. “Tivemos uma grande receptividade”, acrescentou. O Ibraf participa da mostra com estande próprio.
O Brasil exportou também limões aos árabes. Foram 797,4 toneladas embarcadas, uma queda de 36% em relação ao período de janeiro a março do ano passado. De acordo com Valeska, o país ainda está passando por um momento de recuperação após crise financeira, e as exportações de frutas são trabalhadas com calendário de safra. No caso do limão, por exemplo, o período da safra é maior do que o da maçã, o que garante a possibilidade de continuidade das exportações no segundo trimestre.
Os principais compradores das frutas frescas brasileiras na região foram os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Líbia e Omã. Já de frutas processadas, que são os sucos e as polpas, foram Líbano, Emirados e Kuwait. As vendas desse segundo segmento tiveram um crescimento de 3%.
Segundo dados do Ibraf, o mercado árabe representa apenas 2,85% das exportações brasileiras de frutas frescas e 1,16% das processadas. Para diversificar os destinos das exportações, concentradas em 70% no mercado europeu, o Ibraf, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), programa uma série de ações, entre elas continuar participando da Gulfood, em Dubai, promover workshops para compradores e formadores de opinião e trazer um grupo de compradores árabes em setembro para feira Fruit & Tech, que será realizada em São Paulo.
No total, o Brasil exportou 183 mil toneladas de frutas frescas no primeiro trimestre, um aumento de 0,6% em comparação ao mesmo período de 2009. A manga foi a fruta com o melhor desempenho, com crescimento de 12%, seguida do limão, com 11%, e do melão, com 10%. Os embarques renderam US$ 113,3 milhões, um crescimento de 8% na mesma comparação.