Criada em 2002, a Desfiacoco Design já tem um histórico de dar inveja a outras pequenas empresas do ramo. Em 2009, faturou o iF Design Awards, na Alemanha, uma das premiações mais conceituadas da área de design no mundo. No mesmo ano, teve uma de suas peças escolhidas para fazer parte da coleção "Destination: Brazil", que expôs 75 produtos nacionais para casa, joalheria e decoração no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York. Com isso, a empresa conquistou o mercado externo, conseguindo clientes nos Estados Unidos e em países da Europa, como Áustria, Alemanha, Inglaterra e Dinamarca.
A principal peça da Desfiacoco, que levou a marca ao mercado internacional, é uma fruteira batizada de Centopeia, por causa de seu formato sinuoso. Ela pode ser produzida em fibra de madeira, coco ou cana de açúcar. A criação é dos designers Gustavo Engelhardt, Daniel Castelo e Diego Costi. Engelhardt, que ficou com o comando da empresa, conta que o destaque no mercado internacional levou ao interesse de lojas nos Estados Unidos pela compra do produto. Segundo ele, porém, as exportações são pequenas porque o interesse da empresa não é a venda em larga escala. "A ideia não é fazer um produto sazonal, é fazer produtos fortes, que tenham vida comercial longa", explica.
Estabelecida a partir de um grupo de designers que se juntou para estudar a sustentabilidade e o papel do design na sociedade, a Desfiacoco tem como base o eco-design, que trabalha com materiais como fibras, madeiras de reflorestamento, metais e até resíduos industriais. "O produto tem que ter um apelo estético, mas sempre com o pensamento no ciclo de vida deste produto", destaca Engelhardt. Além da fruteira, a empresa também produz peças de mobiliário e objetos de decoração funcionais, como luminárias e mancebos.
A Centopeia, no entanto, conseguiu ultrapassar sua função original de fruteira. "As pessoas gostam como objeto de decoração. Você pode unir duas [peças] e tem arquiteto que coloca na parede", diz Engelhardt. Em novembro deste ano, a Centopeia vai participar de outra exposição internacional, a "Design Contemporâneo Brasileiro – Alegria", a ser realizada dentro da mostra Design Vlaanderen, em Bruxelas, na Bélgica.
Com sede em Curitiba, as vendas da Desfiacoco são feitas pelo site da empresa e também em lojas de decoração em todo o Brasil. Somente das fruteiras, a produção é, em média, de 80 peças ao mês. A empresa conta com quatro funcionários e mais de 90% de suas atividades são terceirizadas. Seu faturamento mensal é de R$ 50 mil.
Fonte: ANBA