São Paulo – As pretensões da Walkmed para o mercado internacional são grandes. A empresa de produtos médicos para uso dermatológico quer passar dos atuais 10% para 50% da produção exportada já no próximo ano. Entre os países para os quais já vende estão Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Argentina, Portugal e Espanha, onde ela mantém uma subsidiária. De olho no crescimento internacional, o mercado árabe também entrou na mira da empresa de Santos, no litoral paulista.
"Nossos produtos podem beneficiar pessoas em todas as regiões do mundo", afirma Alberto Cardoso de Gouveia, diretor-presidente da Walkmed. "Além disso, tem a questão do clima da região, que é muito quente, e isso afeta totalmente a pele. Tenho muito interesse em encontrar um distribuidor ou importador no mundo árabe", diz. Gouveia conta que os produtos da Walkmed foram desenvolvidos com base em uma molécula chamada polihexanida, capaz de evitar infecções. "Ela é biocompatível e pode ser usada em lesões de pele ou de processos cirúrgicos", relata o empresário, que tem formação como farmacêutico industrial.
Após passar um período na incubadora de empresas de Santos e fazer uma parceria com um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a empresa conseguiu recursos para crescer. Hoje, ela produz uma média de 14 mil unidades por mês de produtos que variam entre sabonetes, soluções aquosas, géis, protetores cutâneos, entre outros. Entre as utilizações estão a assepsia de mãos, das partes íntimas femininas, o preenchimento de feridas e a marcação do local de incisão cirúrgica.
A Walkmed já conquistou clientes como o Exército brasileiro, além de vender para hospitais federais, estaduais e municipais em diversos estados do Brasil. Segundo Gouveia, o próximo passo é conseguir colocar seus produtos em grandes redes de farmácia. Já para o mercado externo, a grande aposta está em uma fábrica própria, que a empresa construiu em Uberlândia, Minas Gerais, e que deve entrar em operação já no início de 2012.
A nova planta, que deverá empregar até 25 funcionários, será utilizada exclusivamente para a fabricação de produtos voltados para a exportação. "Tenho certeza de que meus produtos farão sucesso lá fora", destaca Gouveia, contando que também agrega ingredientes brasileiros às formulações, como copaíba, murumuru, buriti e camomila. Atualmente, os produtos da Walkmed são produzidos em duas fábricas terceirizadas, uma na capital paulista e outra em Taquaritinga, no interior de São Paulo.
Fundada em 1994, a Walkmed emprega 17 funcionários diretos e 45 indiretos. Seu faturamento mensal gira em torno de R$ 230 mil.
Contato
Walkmed
Tel.: +55 13 3219-3658
E-mail: alberto@walkmed.com.br
Site: www.walkmed.com.br