São Paulo – Uma nova ANBA vai entrar no ar nesta segunda-feira (25). No ano em que completa 10 anos, a Agência de Notícias Brasil-Árabe terá um site totalmente reestilizado, mais moderno, bonito e fácil de navegar. As novidades não são só na forma, mas também no conteúdo, com novas seções, sempre com o objetivo de promover a troca de informações entre brasileiros e árabes. A estreia ocorre no Dia Nacional da Comunidade Árabe.
“É uma nova dinâmica, um avanço em um instrumento de informação muito útil para as empresas, entidades públicas e privadas, bem como para a própria imprensa. Terá um papel maior na comunicação da Câmara Árabe com o seu público”, afirmou o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. A ANBA pertence à entidade.
Entre as novidades está a seção ANBA na Copa, que trará reportagens de economia e negócios ligados ao Mundial de Futebol de 2014. Já nesta segunda-feira, texto do repórter Marcos Carrieri vai falar sobre o legado que a competição poderá ou não deixar ao Brasil.
Nova também é a seção Arabianas, com notas de economia, negócios e outros temas publicadas pela imprensa árabe. Vale lembrar que a ANBA tem parcerias com sete agências de notícias do Oriente Médio e Norte da África. Na versão em inglês do site, esta coluna vai se chamar Braziliana e terá conteúdo semelhante, mas sobre o Brasil.
A agência passa também a publicar um calendário com os eventos promovidos pela Câmara Árabe e outras atividades que possam interessar ao leitor, como cursos, seminários e exposições.
Já a seção Oriente-se, de temas relacionados à cultura árabe, começará a ser publicada também em inglês sob o nome Al Sharq, que quer dizer “Oriente” em árabe, transliterado para o inglês.
A home page da ANBA vai se tornar mais dinâmica, com mais imagens, manchetes que se alternam, mais destaques e acesso aos canais da agência no Facebook, Twitter e YouTube. As reportagens publicadas poderão ser automaticamente compartilhadas nas redes sociais. Aumentaram também as possibilidades de anexar conteúdo multimídia aos textos, como fotos, vídeos, áudio, infográficos e documentos.
Além do material sobre a Copa, a edição de estreia da nova ANBA trará uma série de reportagens especiais, como uma entrevista exclusiva com o vice-presidente Michel Temer, que será homenageado pela Câmara Árabe em jantar no dia 25; perfis de descendentes de árabes que estão na vanguarda de suas áreas de atuação no Brasil; histórias das entidades beneficentes mantidas pela colônia em São Paulo; uma análise da evolução do comércio do Brasil com o Oriente Médio e Norte da África de 1989 até hoje; um perfil de Jeddah, centro comercial da Arábia Saudita e porta de entrada de peregrinos; uma visita a Al Ain, berço de tradições dos Emirados Árabes Unidos; um apanhado sobre a presença da literatura árabe no mercado editorial brasileiro; e casos de pequenas empresas brasileiras que exportam para o mundo árabe.
Tudo isso a partir de segunda-feira cedo no www.anba.com.br. Por causa da migração para o novo site, excepcionalmente não haverá atualização do conteúdo no domingo (24).

