Débora Rubin
debora.rubin@anba.com.br
São Paulo – Criada há quase dois anos, a Tamarindo Concept não é uma empresa de utensílios domésticos. É uma divulgadora da arte urbana. Seus idealizadores, o casal de publicitários Lúcia Oliveira e June Talavera, perceberam que essa arte é pouco valorizada, sujeita aos olhares apressados dos paulistanos e aos impiedosos pichadores. Resolveram, então, criar um projeto que fosse um negócio e, ao mesmo tempo, uma forma de valorizar e divulgar o grafite, a colagem, adesivos e outras expressões de arte urbana.
O processo de produção funciona da seguinte forma: os empresários compram as peças – copos, xícaras, cinzeiros, etc – e passam para os artistas criarem em cima delas. A empresa compra o trabalho dos artistas por coleção criada. As coleções são únicas, exclusivas. Nada é refeito. "As séries são limitadas porque não vendemos copos decorados. Vendemos essas peças como objetos de arte", explica Lúcia, que abandonou o emprego em uma agência de publicidade para se dedicar exclusivamente à Tamarindo. A empresa costuma fazer duas coleções por ano.
Cada peça vendida pela empresa vai acompanhada de um release com o histórico do artista e informações sobre a Tamarindo. A idéia é tirar a fama de mau sujeito que o grafiteiro costuma ter e apresentar ao cliente o artista por trás da obra. Hoje, são doze artistas trabalhando para a dupla. No começo eram cinco. São pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e até de outros países como México e Espanha.
"São artistas que não têm muito espaço para divulgar sua arte. Não estão nas galerias nem nos livros. E mesmo nas ruas, costumam atuar em conjunto. Aqui, nas peças que eles podem mostrar sua individualidade", explica Lúcia.
A idéia fez tanto sucesso em tão pouco que outros artistas entram em contato com a empresa para oferecer sua arte. Lúcia não descarta a possibilidade de abrir para outros tipos de artistas no futuro. "Mas por hora não queremos perder o foco", diz.
São Paulo, Brasil, mundo afora
Os produtos da Tamarindo podem ser encontrados em lojas do Norte ao Sul do Brasil. Em seu segundo ano de vida, começa a ter mais presença no Nordeste e no estados do Sul. Os mercados mais fortes são São Paulo e Rio de Janeiro. O principal ponto de divulgação para os empresários é a Paralela Gift, feira de artesanato e decoração que acontece duas vezes por ano em São Paulo.
O próximo passo para Lúcia e June é exportar suas peças. Segundo a empresária, já houve procura e contato de compradores interessados do Japão e da Itália. Mas nenhum negócio foi fechado até agora. "Temos muito campo lá fora, sobretudo nas grandes cidades como Nova York, porque a arte urbana é cosmopolita, mundial", acredita a empresária.
Lúcia conta que a idéia de criar a Tamarindo surgiu depois que seu marido, June, começou a acompanhar o trabalho da irmã, Fefê Talavera, grafiteira e artista plástica. "Ele viu que ela e os colegas faziam um trabalho muito bom, que tinham muito potencial, mas que não tinham a atenção que mereciam. Daí ele ficou pensando em como ajudar esses artistas. Assim surgiu a Tamarindo", recorda.
Tamarindo Concept
+55 (11) 3501-2545
www.tamarindoconcept.com.br
tamarindo@tamarindoconcept.com.br