São Paulo – Dubai vai investir fortemente em turismo até a Expo 2020, exposição mundial que dura seis meses e que será realizada no emirado daqui a quatro anos. Os atrativos que devem tornar a cidade ainda mais turística foram apresentados em workshop realizado pelo Dubai Business Events (DBE) nesta segunda-feira (24), na Casa Panamericana, em São Paulo. O órgão é responsável por divulgar o destino como local de eventos de negócios.
O emirado recebeu 14,2 milhões de turistas no ano passado e tem como meta elevar esse número para 25 milhões até a mostra mundial. Dubai tem atualmente 2,2 milhões de moradores. Entre os investimentos dos quais os turistas vão se beneficiar estão a expansão do metrô e o aumento do número de quartos de hotel, segundo informações divulgadas pela executiva de Contas de Mice (Meetings, Incentives, Conferences & Exhibitions) da Dubai Tourism no Brasil, Dinah Policarpo.
Também o lazer em si será ampliado. Até o final de outubro será aberto o complexo Dubai Parks, que terá três parques temáticos: o Motiongate, com atrativos sobre filmes e personagens de estúdios norte-americanos, o Bollywood Park, dedicado à indústria cinematográfica da Índia, e o Legoland, com peças e brinquedos inspirados no Lego. Há dois meses foi inaugurado o Dubai Opera, centro de cultura e artes com dois mil lugares e com vista para o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.
“Nos próximos três anos podemos esperar muita coisa nova pois Dubai está se preparando para a Expo 2020”, afirmou Policarpo aos presentes – agentes e operadores de viagens, além de jornalistas. Algumas novidades já estão em operação, caso da IMG Worlds of Adventure, maior parque de diversões indoor do mundo, que foi inaugurado em agosto deste ano. Também já está em implementação o aumento da capacidade hoteleira, que terá mais 20 mil quartos até o final deste ano. Atualmente a capacidade de hospedagem é de 100 mil quartos.
A Expo 2020 é considerada o maior evento de negócios do mundo e o emirado conta com o segmento para incrementar seu turismo nestes próximos anos. O Brasil está no radar de Dubai como um local de onde podem vir mais viajantes com esse perfil. A gerente sênior de Vendas e Serviços de Convenção do DBE, Karina Lance, afirmou que as viagens de incentivo do Brasil para Dubai vêm crescendo. Essas viagens são promovidas por companhias, que as dão ou sorteiam entre seus funcionários ou clientes como forma de incentivo.
Policarpo apresentou a capacidade de Dubai para receber esses turistas, que algumas vezes fazem roteiros de lazer e em outras também participam de convenções ou premiações realizadas pela empresa no emirado. A executiva citou algumas opções para hospedagem deles, como o Madinat Arena, que tem um grande espaço para eventos, o The Meydan Hotel, que possui uma pista de corrida de cavalos, o Hotel Armani, que fica no Burj Khalifa. Policarpo fez questão de informar que há muitas opções de hotéis três estrelas no emirado. Dos 676 hoteis, 264 são deste perfil, segundo a executiva.
Para a reportagem da ANBA, Policarpo afirmou que a procura de brasileiros por Dubai vem aumentando e que grande parte das viagens realizadas por pessoas do Brasil são de conexões. São viajantes que vão para destinos na Ásia e aproveitam a chance de ficar entre dois e três dias no emirado. Segundo Policarpo, esse tempo de permanência também vem aumentando. Ela também ressalta, como Lance, as viagens de incentivo do Brasil a Dubai. “Crescem todo ano”, afirma.
No workshop também foram mostradas algumas atrações menos óbvias de Dubai, como a possibilidade de fazer tirolesa em frente ao Burj Khalifa, de praticar paraquedismo, o jogo de polo em cima de camelos e a visita a um centro muçulmano, para um papo sobre costumes e cultura. Entre as mais conhecidas, que também foram mencionadas, estão os mercados ou souks, as 95 opções de shoppings, o safari no deserto e os passeios de barco no canal de Dubai.
Entre as autoridades presentes no workshop na capital paulista estava o cônsul geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Saleh Ahmed Al Suwaidi.


