São Paulo – A fim de dar um tempo no inverno? E relaxar no melhor esquema sol, mar, peixe frito e brisa no rosto? Pois não há melhor destino para tanto, em plena estação fria no Brasil, que Fortaleza, Ceará. Enquanto na maioria das capitais do Nordeste chove muito em junho e julho, e nas praias do Sul e Sudeste a água gelada não é exatamente um convite aos mergulhos, a capital cearense é uma das cidades brasileiras em que há menos chuvas ao longo do ano. A temperatura média por lá, aliás, é de 27 graus. Com a mala leve, já que roupas mais pesadas não vão fazer falta nenhuma, pode pegar o primeiro voo e tratar de descansar.
Prova do tempo firme em terras cearenses, a CVC, maior operadora de turismo do Brasil, acaba de lançar a quarta edição do projeto “Garantia de Sol Ceará”. Como funciona? Em caso de chuva por mais de duas horas, entre 11h e 16h, em pelo menos três dias de estadia, o cliente que comprou um pacote para o destino tem direito a outra viagem, pelo mesmo período adquirido antes. A iniciativa é válida entre os dias 1º de agosto e 30 de dezembro de 2011. E se baseia na importância do estado para a empresa: Fortaleza está entre os cinco roteiros mais vendidos pela CVC ao longo do ano, seja na alta ou na baixa temporada.
Assim, tendo o sol por testemunha, nada melhor que começar a desbravar Fortaleza a partir de suas praias. É preciso registrar que as melhores opções estão nos arredores da cidade. Entre elas estão Cumbuco e Porto das Dunas, onde fica o parque aquático Beach Park, o mais famoso do país. Em ambas, há infraestrutura para passar o dia, tomar banho de mar, ficar à toa na areia. Ou aproveitar o Beach Park e suas piscinas, brinquedos e tobogãs gigantes, no caso de Porto das Dunas.
Acordou tarde e não quer pegar o carro para ir mais longe? Nem encarar uma excursão? Então fique no limite urbano mesmo, na Praia do Futuro. Lá, inclusive, que está a barraca Chico do Caranguejo, uma das mais tradicionais da capital cearense, conhecida, como o próprio nome indica, pelos frutos do mar que serve.
Lá na casa do Alencar
Além das praias, Fortaleza oferece ao turista alguns bons passeios para depois do sol. Um deles é conhecer a casa onde nasceu o escritor José de Alencar. Autor de “Iracema” e “O Guarani”, dois clássicos, registrou, em seus livros, características marcantes de sua gente e de sua terra. A residência fica no Sítio Aladadiço Novo, no bairro de Messejana, e conta com monitores para guiar a visita.
Falando nisso, a pausa para foto em frente à estátua da índia Iracema, personagem de Alencar, é programa obrigatório. Na verdade, são duas esculturas: uma na Praia de Iracema, mais nova, inaugurada em 1996, e outra, de 1965, na Praia de Mucuripe. Aproveite para comprar souvenirs, toalhas de renda, castanha torrada e rapadura na feirinha de artesanato instalada no local, quase do lado de onde fica a mais antiga imagem da “virgem dos lábios de mel”.
Rendas para que te quero
Ainda no quesito compras, duas dicas dignas do caderninho de viagem são o Mercado Central de Fortaleza, no Centro, e a Rua Monsenhor Tabosa, em Iracema. O Mercado Central é daqueles locais em que é possível encontrar tudo o que é típico do Ceará: de alimentos a peças de artesanato, incluindo roupas e itens de cama, mesa e banho feitos com capricho pelas rendeiras do estado. Mais bordados e rendas podem ser encontrados nas vitrines da Monsenhor Tabosa. A via, repleta de lojas, atrai consumidores finais e lojistas com muita moda praia, calçados, e até artigos para enxoval. Reserve ao menos uma tarde para bater perna em cada um dos dois endereços.
Para matar a fome antes ou depois de encher as sacolas, no almoço ou no jantar, não deixe de conhecer o Colher de Pau. Frequentado por turistas e locais, o restaurante fica no bairro Varjota e serve pratos típicos do sertão e frutos do mar. Sob medida para encarar aquela carne do sol com paçoca (farofa feita com carne amassada em pilão) ou mesmo uma peixada. Escolha e coma sem pressa, de preferência numa mesa bem na sombra de uma das mangueiras da casa.
Sol, mar, compras, mesa farta. Precisa mais? Não. Mas Fortaleza tem ainda um outro grande atrativo: a simpatia dos fortalezenses. Mesmo que as universidades brasileiras não tenham ainda nenhum estudo conclusivo sobre o assunto, basta ficar dois dias por lá para perceber que o bom humor, felizmente, é mais regra que exceção naquelas paragens. Deixe-se contagiar por eles. E garanta o bom astral você também.
Serviço:
Beach Park
http://www.beachpark.com.br/site/pt/home/home.asp
Chico do Caranguejo
http://www.chicodocaranguejo.com.br
Casa de José de Alencar
http://www.cja.ufc.br
Mercado Central
http://www.mercadocentraldefortaleza.com.br
Colher de Pau
http://www.restaurantecolherdepau.com.br
Secretaria de Turismo de Fortaleza
http://www.fortaleza.ce.gov.br/turismo
CVC
http://www.cvc.com.br/site/index.jsf