Por Ali Ahmad Saifi*
A excelência dos itens com certificação halal beneficia todas as comunidades, não apenas as muçulmanas. De fato, pessoas de diversas culturas têm demonstrado interesse em adquirir produtos com certificação halal, pois estes são sinônimos de confiança e qualidade. O motivo é o diferencial dessas mercadorias, que seguem criteriosas normas de produção.
Como cada etapa do processo importa, o consumidor final tem acesso a produtos confiáveis, seguros e que respeitam a natureza. Desse modo a certificadora CDIAL Halal pauta seu trabalho nos preceitos religiosos islâmicos, na ética, nas regulamentações técnicas e na constante busca pela excelência.
O que significa a ética na certificação halal?
Você sabe qual é o aspecto mais importante para a CDIAL Halal? Em um mercado que valoriza qualidade e segurança, a resposta é rigor. O cuidado ao longo de toda a cadeia produtiva e de distribuição é o que garante itens de excelência a consumidores tão conscientes e responsáveis em suas escolhas.
A atenção e a confiança de quem compra devem ser os pontos de partida para as certificadoras. Assim, qualidade, integridade e certificação tornam os produtos halal diferenciados no mercado, contribuindo com uma sociedade mais consciente e ambientalmente responsável. Ou seja, é justamente a excelência da CDIAL Halal com a certificação de procedimentos e produtos segundo as premissas halal que beneficia os consumidores ao redor do mundo.
Além disso, os benefícios dos produtos certificados halal não se limitam apenas aos muçulmanos porque o aspecto técnico é fortemente presente, assegurando padrões éticos e científicos a todos os seus consumidores.
No dia a dia, trata-se de uma forma consciente de consumir produtos cuja origem e processo de produção são conhecidos e rigorosos. Pode-se destacar, ainda, o quanto a certificação halal é sinônimo de confiabilidade.
A conexão entre questões sanitárias e a saúde
A preservação das características naturais dos produtos é outro ponto importante da certificação halal, pois além de ser possível produzir e transportar mercadorias que respeitam o meio ambiente, podem ser economicamente viáveis e sanitariamente seguros.
Por essa razão, o monitoramento por autoridades muçulmanas propicia produtos religiosamente lícitos e tecnicamente seguros. Exemplos são a proibição de alucinógenos, utilização demasiada de defensivos agrícolas e inocular hormônios indiscriminadamente.
São essas premissas que tornam os produtos com certificação halal indicados para todas as sociedades, já que as mesmas prezam pela saúde humana, animal, vegetal e o cuidado com a natureza. A certificação halal considera cada passo da produção para evitar, ainda, contaminações cruzadas ao longo do processo. Logo, de grãos a fármacos, quem compra tem a garantia de mais rigor no procedimento.
Do mesmo modo, o rigor com quem realiza tarefas como o abate também é fundamental para que o mercado halal seja altamente diferenciado. Na prática, cada detalhe impacta a qualidade do que é vendido a esse mercado gigantesco e também promissor, que deve crescer 18% até 2024, segundo o Global Islamic Economy.
CDIAL Halal: qualidade e certificação em diferentes segmentos
São diversas as áreas de atuação da CDIAL Halal. Com as premissas de qualidade e certificação lado a lado, a empresa é referência quando se fala em produtos halal. Além de alimentos e procedimentos de abate, a companhia garante diferenciação em cosméticos, logística, setor têxtil, agricultura, pecuária, nutrição animal e tantas outras categorias.
Cada vez mais a importância da certificação halal é reconhecida no mundo. Para comunidades muçulmanas ou não, o selo halal é visto como uma garantia de segurança. O cuidado ao longo de todas as etapas produtivas e o monitoramento dos itens assegura bem-estar e confiança a quem consome.
Por isso, qualidade e certificação halal são dois pilares que contribuem para uma vida melhor e um consumo mais consciente. Sua marca está pronta para alcançar esse mercado em expansão?
*Ali Ahmad Saifi é CEO da CDIAL Halal