São Paulo – A vocação empreendedora apareceu cedo na vida da empresária Marina Gheler. Proprietária da grife de semijoias e acessórios que leva o seu nome, com cinco lojas nas cidades de Taubaté e São José dos Campos, no interior paulista, ela começou a trabalhar, digamos assim, ali pelos cinco anos, vendendo roupas do pai e da mãe, por iniciativa própria, numa banca na frente de casa. Isso quando não desmontava as bijuterias da mãe e transformava colares e pulseiras em peças exclusivas, refeitas ao seu gosto antes de chegarem aos “clientes”. Agora, Marina se prepara para avançar na área a partir de duas frentes: a criação de franquias e o aumento das exportações, com foco, entre outros mercados, nos países árabes.
“Ainda estamos em fase de crescimento, acabamos de fazer cinco anos”, explica Marina. “Mas já vendemos, no Brasil, para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo”, afirma. Para 2012, estão programadas três lojas a serem abertas no formato de franquias, sendo a primeira delas em maio, em São Paulo, no Shopping Pátio Paulista, no bairro da Bela Vista.
No exterior, a empresa tem clientes no Catar, Estados Unidos, Itália e Portugal. De acordo com a empreendedora, o objetivo é ter 30% do faturamento da Marina Gheler ligado às exportações no médio prazo. “No momento, essa participação é muito pequena, nosso foco está na consolidação das franquias, mas temos uma representante de vendas no Catar e pretendemos sim investir no mercado internacional”. Para Marina, os árabes “interessam muito” e estão entre os principais alvos da grife.
A Marina Gheler trabalha com peças como brincos, colares, pulseiras, anéis e outros acessórios do tipo. “Produzimos 80% de toda a nossa linha”, afirma. “O resto é terceirizado”. Segundo a empresária, a marca tem como objetivo oferecer itens que, de alguma forma, fujam do lugar-comum. Da mesma forma que ela fazia na infância, quando desmontava as bijuterias da mãe para revender. “O que a deixava furiosa, eu fazia tudo por minha conta”, lembra.
Nesse sentido, diz ela, a vocação para empreender é mesmo o principal combustível para a expansão dos negócios. “Aos 21 anos fui promovida a gerente regional numa empresa alemã de produtos odontológicos”, conta Marina. “Aos 22, já tinha aberto a primeira loja da minha grife”, diz, acrescentando que tudo começou com um investimento de R$ 100 para a compra de matéria-prima para fazer bijuteria. E que, sim, está pronta para voos mais altos.
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Marina Gheler
Telefone: +55 12 3622-4455
Site: www.marinagheler.com.br