São Paulo – O professor da Universidade de Zaragoza, na Espanha, Federico Corriente Córdoba, vai dar uma palestra sobre a influência do árabe na cultura ibérica nesta sexta-feira (21), no Instituto Cervantes de São Paulo. “Os arabismos tabu no português e demais romances ibéricos – A influência histórica e atual do árabe e islã na cultura ibérica: Espanha e Portugal” será o tema do evento, que é gratuito e aberto a qualquer interessado. Além do Instituto Cervantes, o curso de Árabe da Universidade de São Paulo e o Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) organizam o evento.
Professor de língua e literatura árabe da USP e diretor do Icarabe, Michel Sleiman afirma que Córdoba está no Brasil há três semanas, pois veio para cá para dar aulas no novo curso de Estudos Árabes e Judaicos da USP. “Essa palestra é uma forma de sintetizar esse curso, no qual ele falou do contato das culturas árabes e ibéricas, palavras, expressões e até frases inteiras presentes nas línguas ibéricas”, diz Sleiman.
Os árabes ocuparam a península ibérica entre 711 e 1492 e deixaram como herança influências na gastronomia, na arquitetura e na cultura. As línguas ibéricas, como o português e o espanhol, também foram influenciadas durante os sete séculos de dominação.
O diretor do Instituto Cervantes de São Paulo, Pedro Benítez, diz que a instituição não “poderia perder a oportunidade” de receber uma palestra de Córdoba. “Ele é um pesquisador muito importante e renomado. Ele falará sobre os arabismos que foram incorporados pela língua espanhola. Às vezes as pessoas reclamam da influência do idioma inglês nos outros idiomas, mas isso acontece com as culturas dominantes. Os árabes ficaram oito séculos na península ibérica e a influência [na língua] é muito grande”, observa Benítez.
Especialista em línguas semíticas, Córdoba, de 70 anos, aprofundou seus estudos na literatura e no idioma árabe. Escreveu gramáticas e dicionários e desenvolveu estudos sobre dialetos árabes do mundo todo. Esta é a segunda visita de Córdoba ao Brasil. A primeira foi em 2005, quando participou do relançamento de “Influências Orientais na Língua Portuguesa”, do brasileiro de origem libanesa Miguel Nimer, lançado originalmente em 1943.
Serviço
Palestra “Os arabismos tabu no português e demais romances ibéricos – A influência histórica e atual do árabe e islã na cultura ibérica: Espanha e Portugal”.
Sexta-feira (21), às 19h30, no Instituto Cervantes, Av. Paulista, 2.439, Consolação.
Mais informações nos telefones (11) 3897-9600 e (11) 5084-5131.
O evento é gratuito.