São Paulo – Estar de folga é a melhor desculpa do mundo para comer sem se preocupar com a balança. Assim, quando estiver nas Alagoas, pode se jogar na farta gastronomia regional. O destaque, claro, fica com os peixes e frutos do mar. Entre os primeiros, pode pedir sem medo variedades como dourado, cavala ou arabaiana. Isso além de muito camarão e sururu, evidentemente.
As versões com molho de coco são as mais tradicionais, mas há variações interessantes como o camarão à moda da casa do restaurante Peixarão, com unidades nos bairros da Jatiúca e Pontal da Barra, em Maceió. O prato consiste em camarão empanado e servido com molho de tomate e queijo, numa espécie de versão marítima do clássico filé mignon a parmegiana. Para acompanhar, arroz branco e purê.
Cansado dos frutos do mar? Então vá de carne do sol com macaxeira, termo local para denominar mandioca no Sul e Sudeste do Brasil. Em Maceió, a casa mais tradicional para esse tipo de refeição é a Carne de Sol do Picuí, que serve o assado alto, suculento e acompanhado por feijão verde, arroz branco, farofa, molho vinagrete, e, claro, macaxeira cozida ou frita. O toque final fica por conta da manteiga de garrafa, que você pode jogar sobre o prato inteiro. Sem medo de ser feliz e totalmente entregue à mesa farta dos alagoanos.
Serviço
O Peixarão (Avenida Júlio M. Luz, 50, Jatiúca. Fone: (82) 3325-7090 e Avenida Alípio B. da Silva, Pontal da Barra. Fone: (82) 3351-9090. Site: www.opeixarao.com.br) e Carne do Sol do Picuí (Avenida da Paz, 1140, Jaraguá. Fone: (82) 3223-8080)