Cláudia Abreu
claudia.marques@anba.com.br
São Paulo – Moda e turismo. O que eles têm em comum? Muita coisa, segundo o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). Desde 2005, o MTur está trabalhando em parceria com a Abest para divulgar destinos turísticos do Brasil aqui e no exterior. Cerca de R$ 1,8 milhão foram investidos no programa "Viajar pelo Brasil é moda", que levou alguns dos principais estilistas do país para fotografar suas coleções em lugares como a Ilha do Mel, no Paraná, Lençóis Maranhenses, no Maranhão, e na cidade de Maragogi, em Alagoas. Os cenários estão nos catálogos de marcas como Huis Clos, Rosa Chá e Alexandre Herchcovitch.
Segundo Cristina Malheiros, coordenadora de produção associada ao turismo, do MTur, o programa foi criado com o objetivo de divulgar a moda brasileira e fomentar o turismo nacional por meio das produções dos estilistas. Os participantes tinham liberdade para criar roupas com referências obtidas nas localidades escolhidas ou simplesmente usar o local para fotografar a coleção do catálogo.
"Foi uma troca de informações importante para os estilistas, que puderam explorar lugares novos, novos produtos em suas coleções. Herchcovitch, por exemplo, além de usar o destino como locação, usou a palha de bananeira, característica do artesanato local de Maragogi, em acessórios como bolsas e chapéus", afirma.
O projeto teve início em dezembro de 2005 e terminará no próximo mês de junho. O ministério ainda não sabe se vai renovar a parceria. "Os resultados, em números, ainda não estão consolidados, mas o retorno de mídia espontânea foi muito bom. Também chegamos a um público muito qualificado – A e B", explica Cristina. Outra vantagem do projeto, apontada por Cristina, é a valorização do destino pelo olhar do estilista. "Apesar de serem pontos turísticos conhecidos do público, ganham novas cores quando observados pelos profissionais da moda. É um olhar mais criativo", afirma.
Exterior
Segundo Clarissa Guimarães, da Abest, a parceria entre o MTur e a Abest acabou divulgando os destinos brasileiros também internacionalmente, já que vários dos profissionais envolvidos lançaram seus catálogos nas duas edições do principal evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece nos meses de janeiro e julho, e conta com a presença de compradores do mundo inteiro. Os catálogos também foram divulgados em feiras de moda no exterior.
Para Lino Villaventura, o trabalho foi maravilhoso. O estilista escolheu Canoa Quebrada para fotografar as peças da coleção inverno 2007, apresentada ao público em janeiro deste ano. "Foi incrível, deu um outro olhar, é um incentivo para as pessoas olharem mais para o Brasil como uma grande, imensa e maravilhosa fonte de inspiração", afirma.
Além de Villaventura, outras sete marcas fotografaram suas coleções de inverno em pontos turísticos do país. Herchcovitch – além de Maragogi para as fotografias da coleção feminina – usou Gramado para fotografar as peças e acessórios da masculina. Clô Orozco usou as belezas e o frescor da Ilha do Mel, Carlos Miele também optou pela região Sul, mas foi até Florianópolis.
As marcas Mara Mac, Maria Bonita e VRom também viajaram para fazer as fotos dos catálogos. Foram para Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Brasília e Belém, no Pará, respectivamente. Oscar Metsavaht, da marca carioca Osklen, preferiu a paisagem local, fotografou no Rio de Janeiro a coleção que tem as cores da Amazônia.
Segundo Clô Orozco, o trabalho permite mostrar o Brasil, o que país tem, para um público que está interessado em beleza. "A gente tem um leque de opções de natureza, de lugares, de charme de pessoas que, com certeza, encanta quem vê. Unir isso é bom jeito de apresentar o Brasil", afirma a estilista.
Na edição anterior, verão 2007, que foi apresentada ao público em julho do ano passado, 10 marcas participaram do programa "Viajar pelo Brasil é moda", entre elas Rosa Chá, de Amir Slama, que fotografou em Lençóis Maranhenses, Walter Rodrigues, em Olinda e Recife, Glória Coelho, em São Paulo, e Teresa Santos, em Belo Horizonte.
Making
Durante os ensaios fotográficos nos destinos turísticos, foram feitos vídeos do "making of" e colhidos depoimento dos estilistas envolvidos no projeto comentando suas coleções e falando sobre o local escolhido. O vídeo, uma espécie de documentário, ainda está em fase de produção, mas também será usado para a promoção do turismo e da moda. A idéia é passar nos cinemas, TVs de aeroportos, veicular em feiras nacionais e internacionais e ainda nas lojas das marcas.