São Paulo – O documentário “A Palestina Brasileira”, escrito e dirigido pelo brasileiro Omar Luiz de Barros Filho (foto acima, em Jerusalém), foi lançado em São Paulo em 2018, durante a 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe). Agora, ele foi selecionado para integrar a programação online do festival de cinema Heritales (International Heritage Film Festival), de Portugal, e pode ser votado pelo público no portal do evento.
A produção é uma das escolhidas pelo júri entre cerca de 800 trabalhos de animação, curtas, médias e longas metragens. Ao longo de três meses, o Heritales apresenta 41 produções, que já estão disponíveis para visualização e votação. O encerramento do festival contará com uma cerimônia de premiação em Lisboa no final de setembro.
Em sua 4ª edição, o tema central do festival é “Educação, Diversidade e Comunidade”. Os filmes mais vistos no portal do Heritales obterão a possibilidade de participar em outras etapas do festival, que tem o apoio da Cátedra Unesco de Educação, Cidadania e Diversidade Cultural da Universidade Lusófona de Lisboa.
“O Heritales seleciona filmes que abordam questões relacionadas com a educação, as raízes culturais e as alternativas sustentáveis na vida de comunidades, temas centrais em ‘A Palestina Brasileira’”, disse Omar à ANBA.
Com cenas filmadas no sul do Brasil e na Cisjordânia, o documentário ‘A Palestina Brasileira’ revela as raízes de famílias que vieram para o Brasil após a ocupação da Palestina por Israel, a partir de 1948. São narrativas do vivido, que resgatam lugares perdidos e histórias que ficaram para trás, por meio de memórias compartilhadas, cartas, fotografias e recordações que revivem o passado e o quanto dele ainda resta no presente.