Isaura Daniel
São Paulo – Na cidade de Rolândia, interior do Paraná, uma artista plástica tem na dança do ventre uma das suas principais fontes de inspiração. Lourdes Zanetti Paiva pinta nos seus quadros os movimentos da famosa dança árabe. Tudo começou há cerca de cinco anos, depois que a própria artista fez um curso de dança do ventre. Encantada pela descoberta, Lourdes começou a reproduzir nas telas a movimentação das bailarinas. A artista se tornou conhecida na região pelos quadros e já fez, inclusive, exposições sobre o tema.
A primeira mostra com quadros sobre a dança do ventre foi feita por Lourdes há uns cinco anos no espaço cultural de uma loja de tapetes árabes chamada Beirut Tapetes, em Londrina. Foi uma exposição conjunta de vários artistas, nas quais dois dos dez quadros eram da pintora de Rolândia. Em abril do ano passado, Lourdes fez também uma exposição no Tomate Seco Café Teatro, também em Londrina, na qual o tema era a cultura oriental. Entre as obras expostas pela artista estavam quadros sobre a dança do ventre.
De acordo com Lourdes, os quadros que ela pinta são inspirados nas aulas da professora que lhe deu o curso de dança, Renata Lobo. "A apresentação dela é muito bonita, os movimentos são lindos, têm musicalidade", afirma. A pesquisa para a criação das telas também é feita em outros tipos de materiais, como fotos da dança. A artista de Rolândia fez dança do ventre por dois anos. Apesar de ter parado com a atividade, continuou pintando sobre o tema.
Lourdes conta que a demanda para este tipo de quadro vem principalmente da colônia árabe, que é grande na região de Londrina, além de outros adeptos da dança, que procuram as obras. "É uma cultura muito rica", afirma sobre o mundo árabe. Apesar de que também pinta florais e figuras abstratas, o foco do trabalho da artista plástica é a figura humana, a anatomia artística. Neste ano ela deve fazer novas exposições em Rolândia e Londrina. Os temas, porém, ainda não estão definidos.
Lourdes pinta quadros há cerca de 30 anos, mas começou a fazer o trabalho de forma profissional e não apenas como hobby há uns 10 anos. Antes cuidava da família e também ajudava o marido no escritório de contabilidade. Um curso de pintura feito com a artista Tuty Nunes, de Londrina, segundo a pintora, a ajudou a profissionalizar o seu trabalho com o aprendizado de novas técnicas e o uso de novos tipos de materiais. Hoje Lourdes trabalha com tinta acrílica e a óleo, colagem e textura, entre outras técnicas.

