São Paulo – O avião Airbus A380, maior jato de passageiros do mundo, poderá realizar voos regulares para São Paulo a partir de domingo (01). O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, se preparou para receber a aeronave, com obras nas pistas de pousos e decolagens e de manobras. A primeira empresa a trazer o jato para o Brasil será a Emirates Airline, de Dubai, que irá realizar um voo experimental no dia 14 de novembro.
De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (29) pela GRU Airport, empresa que administra o aeroporto, o terminal recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber o avião. A autorização foi divulgada no Diário Oficial da União de quarta-feira (28).
Segundo as informações da GRU Airport, para que o A380 pudesse operar no aeroporto de Guarulhos foram alargadas quatro pistas de manobras. Uma rota de taxiamento para este avião foi padronizada e os acostamentos de uma das pistas foram alargados em 7,5 metros em cada lado. A pista de pousos e decolagens tem, agora, 60 metros de largura.
Essas alterações foram necessárias para receber o avião, que tem envergadura de 79,8 metros. As mudanças estavam previstas no contrato de concessão do aeroporto, repassado à GRU Airport em leilão em 2012. O Terminal 3, de voos internacionais foi inaugurado no ano passado com cinco posições de estacionamento para este avião, cada uma com duas pontes que podem atender os dois andares da aeronave.
A Emirates Airline já antecipou que iria operar um voo com o A380 na rota entre Dubai e São Paulo em novembro. A empresa informou que o A380 irá pousar em São Paulo por volta das 19h30 de 14 de novembro e decolar à 1h25 do dia 15 de novembro.
Em nota, a companhia afirmou que esta é uma “operação única” com a aeronave e que ainda não tem planos de inserir este avião na rota entre Dubai e São Paulo. Ela irá utilizar o jato em novembro por ocasião da celebração do 8º ano de operações da empresa no Brasil, iniciadas em outubro de 2007, e porque no dia 15 será realizado em São Paulo o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, evento do qual a empresa é patrocinadora. Outras duas empresas aéreas europeias já manifestaram a intenção de voar para São Paulo com o A380.
Os modelos A380 da Emirates têm 14 suítes na primeira classe, 76 assentos na executiva e 401 na econômica. A Emirates é a maior operadora mundial do A380, com 67 aviões na frota. Atualmente, a empresa voa para o Brasil com o Boeing 777-300ER, que pode transportar até 364 passageiros em três classes. A empresa também opera voos entre Dubai e Buenos Aires, com escala no Rio de Janeiro.


