São Paulo – O abate de bovinos cresceu 5,5% no Brasil no segundo trimestre deste ano sobre os três meses anteriores. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre o mesmo período de 2008, porém, houve redução de 10,2%.
O estado brasileiro que respondeu pelo maior volume foi o Mato Groso, com 13,6%. As regiões Centro-Oeste e Sudeste centralizam 58,5% dos abates de bovinos no país. Segundo o IBGE, os dados do trimestre refletem a tentativa dos frigoríficos de adequarem seus custos ao cenário de baixa do mercado.
No abate de frangos houve, no segundo trimestre deste ano, uma queda de 2,4% sobre os mesmos meses de 2008, de acordo com a pesquisa do instituto. Foram abatidos 1,168 bilhão de animais. Mas sobre o primeiro trimestre deste ano, assim como com os bovinos, ocorreu um crescimento, de 3,8%.
A região Sul foi a responsável pela maior parte das operações, com 60,1% de todo o abate nacional de frangos. O Paraná liderou a produção. Em outras regiões, porém, não tão grandes produtoras, houve avanço significativo. É o caso do Mato Grosso, onde os abates aumentaram 20,2%. A produção de ovos de galinha teve crescimento de 3,6% no segundo semestre deste ano sobre o mesmo período de 2008.

