São Paulo – As roupas em algodão colorido natural do grupo Natural Cotton Color, da Paraíba, chamou a atenção de uma lojista da Arábia Saudita na feira de moda Pure London, realizada em agosto, na capital britânica. O dado curioso é que a comerciante quis transformar as blusas da companhia em abayas, robe longo usado pelas mulheres no país árabe.
A invenção deu certo. Duas marcas do grupo, a Francisca Vieira e a Rubra Rosa, estão se preparando para embarcar, até o final de novembro, 150 abayas em algodão naturalmente colorido. De acordo com Francisca Vieira, dona da empresa, os sapatos, bolsas e carteiras da marca Comparoni serão também exportados.
O algodão foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele já nasce colorido em tons de marrom, verde e bege, sem necessidade de tingimento, o que chama a atenção das empresas que buscam produtos ecologicamente corretos.
Segundo Francisca, que nunca imaginou vender abayas, a lojista saudita gostou de um modelo de blusa bege, sem mangas e com capuz, da marca Francisca Vieira. “Alongamos a blusa, fizemos uma barra embutida, bem elegante e sofisticada, colocamos mangas, tiramos o decote e deixamos o capuz, que dá um charme à roupa”, disse a empresária, que mandou três peças piloto para a cliente aprovar.
O pedido saudita, que inclui três modelos de abaya, dois de bolsas e dois de tamancos, num total de 300 peças, aproximadamente, está sendo confeccionado por cooperativas e associações de João Pessoa, capital da Paraíba. De acordo com Francisca, a comerciante saudita tinha bom gosto. “Todas as peças que ela escolheu têm renda renascença ou frivolité (tipo de renda mais trabalhada que a renascença)”, disse.
As peças encomendadas com urgência, segundo a proprietária do grupo, têm prazo de 45 dias para serem confeccionadas após o primeiro pagamento, que já foi efetuado. Mão de obra não é problema. Segundo Francisca, trabalham nas cooperativas e associações, mais de 300 costureiras, rendeiras e bordadeiras, que atendem oito marcas da empresa.
Essa vai ser a primeira exportação da companhia para um país árabe. “Eles estão sendo super atenciosos. Estamos adorando trabalhar com eles. Espero que gostem dos produtos e voltem a fazer pedidos”, afirmou Francisca.
A participação do grupo Natural Cotton Color na feira de Londres ocorreu por meio do Programa de Exportação da Moda Brasileira (Texbrasil) desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex).
O grupo da Paraíba, criado há cinco anos, conta com oito empresas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios de decoração e sapatos. Ele tem uma capacidade média de produção de duas mil peças por mês. Todas as marcas trabalham com algodão colorido. De acordo com Francisca, os itens são exportados para o Japão, Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Suécia e países do Caribe.
Até o final do ano, mais duas empresas devem entrar para o grupo, uma de bijuterias e outra de lingeries.
Contatos
Francisca Vieira
Site: www.franciscavieira.com.br
Rubra Rosa
Site: www.rubrarosa.com
Comparoni
Site: http://calcadoscomparoni.com/