São Paulo – O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, conheceu a atuação da comunidade palestina no Rio Grande do Sul, em visita ao estado, neste final de semana. O líder palestino chegou a Porto Alegre neste sábado (21) e se encontrou com várias autoridades locais, entre elas a governadora Yeda Crusius, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o presidente da Assembléia Legislativa, Ivan Pavan.
De acordo com o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, que acompanhou o presidente da ANP, os líderes gaúchos ressaltaram a Abbas a importância da comunidade palestina no estado e na capital. De acordo com informações do governo gaúcho, vivem no estado cerca de 20 mil pessoas que têm como origem o país árabe. Na visita ao Rio Grande do Sul, Abbas também teve encontros com os integrantes desta comunidade.
Em seus encontros e em coletiva à imprensa gaúcha, Abbas enalteceu a política brasileira a favor do processo de paz e falou também sobre o acordo técnico que os dois países assinaram na última sexta-feira (20), em Salvador, na Bahia. O acordo servirá como base para maior colaboração entre os dois países. Abbas afirmou, segundo Alzeben, que este será um bom começo para intensificar a cooperação entre Brasil e Palestina.
Por Yeda Crusius, o presidente da Palestina foi recebido no final da tarde de sábado, no Palácio Piratini. "É um dia muito importante para o Rio Grande do Sul porque podemos conversar com um homem absolutamente especial, um construtor da paz mundial, que prova ao longo de toda a sua vida ser um líder, que formula e age em nome da paz", disse Yeda, segundo informações divulgadas pela assessoria de comunicação do governo.
Abbas recebeu, das mãos da governadora, o livro Identidade, que fala sobre as etnias que vivem no estado. Ela também entregou uma réplica do monumento Laçador – símbolo das tradições gaúchas, instalado perto do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
O município de Porto Alegre publicou decreto reconhecendo a importância de Abbas e o reconhecendo como hóspede oficial. “Vivemos em uma cidade na qual se desenvolvem ótimas condições para a coexistência multiétnica. O caminho de vida de Abu Mazen é um exemplo para nós. Sua luta em busca da paz tem sido admirada pelos políticos. O mundo deposita em seus ombros grandes esperanças’, afirmou o prefeito, em encontro com o líder árabe. Abbas é conhecido também como Abu Mazen.
Abbas visitou também a Assembléia Legislativa, onde o deputado Pavan manifestou solidariedade ao povo palestino, segundo informações da assessoria de imprensa. “Somamo-nos aos esforços pelo fim da agressão e da arbitrariedade contra o povo palestino”, afirmou Ivan Pavan. Abbas disse, na Assembléia, que crê numa convivência pacífica na Terra Santa. Pavan entregou ao líder palestino um conjunto para chimarrão, com cuia, bomba e bolsa de couro, como símbolos da cultura gaúcha.
A visita de Abbas ao Brasil estava prevista para durar até hoje. O palestino visitará também Argentina, Chile, Venezuela e Paraguai. Além de Alzeben, também acompanharam a viagem de Abbas ao Brasil o chanceler palestino Riad Malki e a embaixadora do Brasil junto à ANP, Ligia Maria Scherer, entre outros assessores e autoridades. Além de promover cooperação, a viagem de Abbas teve como objetivo conseguir apoio à causa palestina e ao reconhecimento do Estado Palestino pelas Nações Unidas.