São Paulo – Para aproximar os fornecedores brasileiros de rochas ornamentais dos importadores árabes, a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) vai levar três empresas para a Hotel Show, feira do setor de hotelaria que será realizada de 24 a 26 de maio. Essa vai ser a primeira participação da associação como expositora. “O mercado árabe é crescente e a construção de hotéis de luxo e de alto padrão são muitas, não só em Dubai, mas em todos os Emirados Árabes”, afirmou o presidente da Abirochas, Sérgio Azeredo.
Nos últimos seis anos, a entidade já vem promovendo seus produtos no mercado árabe com a participação na Big 5 Show, feira do setor de construção, que também ocorre em Dubai. De acordo com Azeredo, muitas pedras brasileiras podem ser encontradas em pisos de shoppings e hotéis nos países árabes, mas a maioria delas é intermediada por empresas européias, que já têm fama na região. “Existe um desconhecimento (por parte dos árabes) muito grande de onde vem a matéria-prima”, disse o presidente, que vem trabalhando para mudar esse conceito.
Grande parte das exportações brasileiras de blocos e chapas de granito vão para Itália, cerca de 12%, e segundo Azeredo, de lá as pedras são beneficiadas e reexportadas para os Emirados. Dos US$ 955 milhões exportados pelo setor no ano passado, o mercado árabe representou apenas 0,6%. “As vendas seriam bem maiores se fossem feitas diretas”, disse o presidente. “Com a formação de consórcios, as empresas brasileiras têm total capacidade para atender a demanda do mercado árabe”, acrescentou.
Um exemplo de consórcio é o SPStone, formado por cinco empresas de granito e mármore, principalmente, do estado de São Paulo, que se reuniram para atender o mercado internacional. O grupo, que estará na Hotel Show, possui know-how na extração das pedras, design, técnicas de corte, montagem de pisos e peças para instalação. No dia 24, o SPStone fará um workshop para arquitetos dos Emirados Árabes e de países da região mostrando o potencial do grupo e do setor brasileiro. Segundo Azeredo, o evento faz parte do Projeto Vendedor, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). No workshop, os arquitetos convidados vão ver fotos e cases variados da presença brasileira em diversas construções.
Além da SPStone, também participam do estande da Abirochas, que terá 80 metros quadrados, o grupo Rio Stones e a empresa Braminas, que tem 10 jazidas próprias em São Paulo e Minas Gerais.
A feira
No ano passado a Hotel Show contou com a participação de cerca de mil expositores de 46 países. Este ano, a feira vai atender os setores de Design de Interiores, Equipamentos e Serviços para alimentação, bebidas e arrumação de quartos, Tecnologia e Segurança e Resorts.
De acordo com o site da feira, apesar da crise econômica mundial, 61 hotéis serão construídos na região do Golfo até o final de 2010, com investimento total de US$ 8,8 bilhões. “Esta é uma época difícil para todos, mas esses dados recentes mostram que as fornecedoras no ramo hoteleiro têm no Oriente Médio um mercado em expansão”, disse em nota a diretora da Hotel Show, Maggie Moore.

