Da Agência Brasil
São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) iniciou ontem (25) o Circuito Abit de Estudos Internacionais. O evento é realizado em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio do programa Texbrasil, que há um ano desenvolve estudos para identificar em cada país os compradores adequados para cada categoria de empresa e tipo de produto exportado pelo Brasil. O investimento para o programa foi de R$ 1 milhão.
O Circuito Abit terá duração de 15 dias e quer sensibilizar mais de 700 confecções com relação às oportunidades de negócios na Alemanha, Canadá, Espanha, México e Portugal. O evento ficará dois dias em cada cidade visitada. O primeiro dia será destinado a palestras sobre os mercados internacionais e a maneira como esses países avaliam a moda brasileira. No segundo dia os empresários terão acesso a uma exposição das empresas que foram orientadas sobre exportação pela Abit.
Segundo o diretor de operações da Abit, Rossildo Faria, esta é a primeira vez em que um evento desse tipo acontece no Brasil. "Estamos investindo na informação, para esses empresários considerarem a exportação, pois acreditamos na criatividade e no profissionalismo de centenas de confecções que existem pelo país afora", afirmou. Além da Apex, estão envolvidos no projeto Federações de Indústrias dos estados, sindicatos ligados à Abit e o Sebrae.
Além de São Paulo, o circuito passará pelas cidades de Maringá (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Apesar do evento se limitar a essas cinco cidades, está prevista a presença de empresários de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, Ceará, Piauí e da Bahia.

