Geovana Pagel, enviada especial
Rio de Janeiro – A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a ACNielsen, Customized Research, que realiza estudos feitos sob encomenda, lançou oficialmente hoje o Índice Nacional de Volume durante a abertura da Expo Abras 2004.
De acordo com o presidente da Abras, João Carlos Oliveira, o objetivo do novo indicador é mostrar se as vendas de produtos de grande consumo, em volume, estão em crescimento, estabilizadas ou em queda no setor. O índice será bimestral.
"Agora finalmente vamos poder responder se as vendas em volume estão em crescimento ou queda", diz Oliveira. A cada dois meses a Abras disponibilizará informações sobre a performance de 150 categorias de produtos, agrupadas em oito cestas. A pesquisa será detalhada em sete regiões distintas.
As informações serão coletadas em lojas na forma de amostras, dentro do conceito de auditoria de lojas (estoque inicial, mais compras e estoque final), considerando tanto a área de vendas quanto o depósito.

