Da redação
São Paulo – Visando a auxiliar as médias, pequenas e microconfecções a ganhar o mercado internacional, o Mart Center, maior centro confeccionista da América Latina, e a Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (Abravest) lançam em março o Centro de Estudos, Tecnologia e Informação da Indústria da Moda (Cetim), um centro-modelo que terá desde cursos técnicos com maquinária adequada até noções práticas de comércio exterior. O projeto está avaliado em R$ 1,2 milhão.
"Não existe nada igual no país. O Mart Center, que reúne mais de 300 lojas atacadistas de roupas e acessórios, será transformado em um grande centro de confecção e conhecimento", explica Carlos Mello, gerente de marketing do Mart Center. O Centro recebe o nome de Caio Alcântara Machado, em homenagem ao maior organizador das feiras têxteis do país.
Foi criada uma confecção-modelo num espaço de 600 metros quadrados, no Mart Center, na Vila Guilherme, em São Paulo, onde serão ministrados cursos de gestão, produção, negócios e exportação para médios, pequenos e microempresários do setor têxtil/confeccionista.
Segundo Carlos Mello, do Mart Center, o Cetim-Cam é uma necessidade do setor, porque os confeccionistas não estão acostumados a preencher guias de exportação, já que a grande maioria somente trabalhou até hoje com o mercado interno. "É preciso saber formar preço de referência mundial, fabricando produtos com qualidade internacional, levando em conta a as características de cortes dos tecidos para que as peças tenham o mesmo padrão”, explica Mello.
Segundo ele, outra ação importante é o atendimento aos clientes estrangeiros. “Ter alguém na empresa que fale inglês para atuar no projeto é fundamental. Esse profissional receberá todo o apoio e orientação dos técnicos do Cetim".
Outra ação do Cetim é fornecer cursos para que os confeccionistas possam aprimorar seus produto igualando-os aos do mercado mundial através de atualização em qualidade, tendência e preço.
"Estaremos com uma grande equipe de profissionais de diversas áreas para que os confeccionistas brasileiros possam exportar, seja diretamente ou via empresa especializada em exportação", destaca Roberto Chadad, presidente da Abravest, parceira do Mart Center no empreendimento.
No próximo mês de março, o Cetim já vai atender cerca de 30 pequenas indústrias, número que será mantido mensalmente. Elas vão conhecer modelagens e exigências de acabamento e até cuidados com o meio ambiente, o que é exigido nos mercados europeu e norte-americano.
Fazem parte do Cetim um auditório com 150 lugares para cursos, palestras e seminários; células de confecção dos produtos (com linha de jeans, camisaria, linha malha e produtos de lycra, e uniformes escolares); departamento de informações de moda, que reúne amostras de tecidos, tendências, cartela de cores e design; e departamento de comércio exterior, oferecendo técnicas de importação e exportação, relação de clientes internacionais, calendários de feiras internacionais e criação de novos consórcios de exportação e importação.
No departamento de tecnologia têxtil e de confecção, o Cetim-Cam vai disponibilizar informações como: Lei do uso de etiquetas; como lavar, certificado de qualidade, equalização de modelagem (mercado externo), utilização adequada de máquinas de costura, linhas, entretelas, forros e diversos tipos de lavagens; assistência jurídica, com auxílio do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) e Instituto de Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
O projeto tem como parceiros as empresas: Petenatti, Lycra, Canatiba, YKK, Coats Corrente, Eberle, Brother, Haco, Anel e Abimaq, que fornecerão os produtos como tecidos, modelagens e equipamentos.

