São Paulo – O emirado de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, está ampliando sua vacinação que antes era restrita a cidadãos e portadores de visto de residência. Agora, turistas podem ser imunizados com as vacinas Pfizer ou Sinopharm. É preciso portar visto emitido por Abu Dhabi ou ter passaporte elegível para visto na chegada com carimbo de entrada de Abu Dhabi. O visitante deve apresentar o passaporte com o visto no posto de vacinação para receber a vacina.
A medida pode atrair o turismo ao emirado, principalmente de visitantes de países que estão com pouca oferta dos imunizantes, como o Brasil. As informações são dos jornais locais Gulf Business e Khaleej Times.
Para se vacinar, é preciso fazer um cadastro no aplicativo da Abu Dhabi Health Services Company (SEHA), que opera a infraestrutura de saúde pública do emirado.
Os portadores de visto de residência ou visto de turismo expirados também são elegíveis para vacinas gratuitas, conforme informou o escritório de Mídia de Abu Dhabi em 11 de junho. A perda de empregos e as restrições de viagens durante a pandemia fizeram com que muitos turistas e residentes tivessem seu visto expirado ou cancelado.
Não há indicação de que a mudança se aplique a Dubai, o emirado mais populoso, ou aos outros cinco emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos. Para entrar no país é necessário ter feito teste PCR nas últimas 72 horas. Cada emirado tem exigências específicas quanto à entrada de turistas de cada país de acordo com seus status de vacinação e contágio pela covid-19. É importante se informar sobre os requisitos para chegadas com a companhia aérea e com a agência de turismo antes de viajar.
O país do Golfo foi um dos primeiros a começar a vacinação, em setembro de 2020. A campanha nacional de vacinação do país já imunizou mais de 87% do total da população elegível. O Ministério da Saúde e Prevenção já administrou mais de 14,5 milhões de doses da vacina. A população dos emirados é de cerca de 10 milhões de habitantes.