São Paulo – Abu Dhabi quer receber mais turistas brasileiros e aposta na sua cultura, na herança árabe e na modernidade de seus projetos para atingir este objetivo. Neste mês de fevereiro, a Autoridade de Turismo e Cultura de Abu Dhabi (TCA Abu Dhabi) apresentou uma parceria com a TM Latin America, empresa que irá promover as ações turísticas da capital dos Emirados Árabes Unidos no Brasil. De acordo com o presidente da TM Latin America, Victor Manjarres, Abu Dhabi quer “multiplicar” a quantidade de brasileiros que viajam ao emirado. Atualmente 12 mil brasileiros passam todos os anos pela cidade.
“O projeto de promoção de Abu Dhabi está desenhado em várias fases, visando informar os canais de distribuição e os potenciais hóspedes sobre as muitas opções que tem o Emirado de Abu Dhabi, fazendo dele um destino único. Moderno e cosmopolita, mistura o mais moderno design e tecnologia com a cultura e herança árabe que faz de Abu Dhabi tão especial”, afirmou Manjarres, por email, à ANBA. As atividades que serão realizadas no País, afirmou o executivo, ainda estão sendo definidas.
Abu Dhabi é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e vizinha a Dubai. O emirado está investindo em atrair mais turistas. Esses esforços estão sendo feitos para diversificar a economia de Abu Dhabi, ainda muito dependente das receitas do petróleo.
Entre seus principais atrativos está o museu temático da equipe de Fórmula-1 Ferrari, que é integrado ao hotel e circuito de corrida Yas Marina, a Grande Mesquita do Sheikh Zayed e hotel Emirates Palace. A cidade deverá começar a inaugurar neste ano seus novos museus, projetados por arquitetos mundialmente reconhecidos. O primeiro deles, a filial do Museu do Louvre, deverá abrir as portas no segundo semestre. A cidade também tem atraído universidades internacionais, como a francesa Sorbonne e a New York University.
Na avaliação de Manjarres, Dubai não disputa turistas com Abu Dhabi. Ao contrário, suas propostas turísticas, diz, são complementares. “São dois destinos com características diferentes e opções diferentes, que até se complementam, tendo Abu Dhabi um grande apelo pelo ingrediente da cultura e herança árabe, culinária típica e sítios arqueológicos do período Neolítico (entre 10 mil a.c. e 6 mil a.c), além da perfeição nos serviços oferecidos”, afirmou.
Manjarres também afirmou que a concorrência com outros destinos no exterior não é um problema para a nova parceria. “No mundo globalizado de hoje todos os destinos concorrem com todos os destinos, mas quando um deles possui diferenciais únicos como a cultura e herança árabe, uma paisagem única, como é o deserto, as belas praias do golfo, os oásis, os projetos de sustentabilidade e conservação ambiental, além das inumeráveis atrações esportivas e de velocidade, Abu Dhabi se coloca como um destino diferenciado que precisa ser apresentado para o público brasileiro, cada dia procurando novos e diferentes destinos, especialmente aqueles com um conteúdo cultural”, afirmou.
A Etihad Airways, companhia aérea de Abu Dhabi, opera diariamente um voo direto entre a cidade e São Paulo.


