Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Foi criado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, um novo fundo para o desenvolvimento da infra-estrutura das zonas industriais especializadas, com capital de US$ 272,3 milhões. "O ZonesCorp Fund é um fundo limitado não listado na bolsa, para investimentos em infra-estrutura que será focado principalmente nos projetos no emirado de Abu Dhabi", disse esta semana Hamed bin Zayed Al Nahyan, presidente do Departamento de Planejamento e Economia de Abu Dhabi.
Segundo ele, o novo fundo, que pertence à Organização Superior para Zonas Industriais Especializadas do emirado (HCSIZ, na sigla em inglês), vai investir em projetos industriais e comerciais.
Hamed acrescentou que, apesar da preferência por Abu Dhabi, o fundo vai cobrir áreas de investimento também em outras cidades dos Emirados, especialmente no desenvolvimento de novos pólos industriais, em infra-estrutura para telecomunicações, transmissão e distribuição de energia, estradas, portos, sistemas de saneamento e drenagem, redes ferroviárias e outros setores.
O Fundo ZonesCorp será administrado por uma joint-venture entre o Banco Comercial de Abu Dhabi (ADCB) e o Macquarie Bank Group, batizada de "ADCB-Macquarie".
A ZonesCorp, agência governamental que pertence inteiramente ao Departamento de Planejamento e Economia de Abu Dhabi, vai arcar com 75% do patrimônio e a ADCB-Macquarie com os 25% restantes. O fundo vai fazer investimentos em projetos de infra-estrutura comissionados pela ZonesCorp.
A ADCB-Macquarie pretende listar o fundo nos mercados financeiros dos Emirados quando as condições forem oportunas.
"Existe uma série de ativos em potencial identificados, incluindo a fase II do Distrito Industrial de Abu Dhabi e o Distrito Industrial de Al Ain", disse Norm Johnston, presidente do ZonesCorp. "Esses e outros projetos em potencial estão passando no momento por análise e os resultados vão dizer se são apropriados para investimento pelo fundo ZonesCorp", acrescentou.
"Estamos muito felizes que o Macquarie terá a oportunidade, por meio desta iniciativa, de participar de maneira significativa de uma das regiões que mais crescem no mundo", disse o diretor-executivo do grupo, Stephen Mentzines. De acordo com ele, o Macquarie traz para o ZonesCorp sua experiência internacional no financiamento, desenvolvimento e operação de ativos de infra-estrutura.
Atualmente o Macquarie administra pelo mundo 24 fundos especializados e de infra-estrutura. Eles têm investimentos em 95 ativos com patrimônio total de US$ 24 bilhões.
*Tradução de Silvia Lindsey

