São Paulo – A Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), companhia petrolífera de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, fez um acordo para a realização da maior pesquisa sísmica em 3D do mundo para procurar petróleo. A área do levantamento, que será marítima e terrestre, é de 53 mil quilômetros quadrados, segundo notícia publicada nesta quinta-feira (19) pelo site Arabian Business.
O contrato de US$ 1,6 bilhão foi firmado com a BGP Inc, subsidiária da China National Petroleum Company (CNPC), representada nos Emirados pela Al Masaood Oil Industry Supplies & Services Co. O acordo foi assinado antes uma visita de estado do presidente da China, Xi Jinping, aos Emirados. Ele desembarcou no país nesta quinta-feira.
Segundo o site de notícias Arabian Business, a pesquisa abrangerá 30 mil quilômetros em mar e 23 mil quilômetros em terra. Serão utilizados navios especiais para a realização do levantamento em mar e caminhões também especiais para a operação em terra. A pesquisa deve estar finalizada até 2024.
O CEO da ADNOC, Sultan Ahmed Al Jaber, que também é ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, afirmou que o levantamento com tecnologia de ponta é um passo importante para a plena realização do potencial de Abu Dhabi em petróleo e gás, como parte da estratégia de crescimento do emirado até 2030. O CEO ressaltou a importância do projeto para reforço das reservas e produção de petróleo e gás local a longo prazo.
Abu Dhabi anunciou recentemente a primeira licitação para exploração de petróleo. O emirado possui em sua área 96% das reservas de petróleo dos Emirados, que tem no produto 45% das suas exportações. No ano passado, as exportações totais do país somaram US$ 315 bilhões, segundo dados da Central Intelligence Agency (CIA).