Da redação*
São Paulo – A companhia de investimentos Mubadala Development, do governo de Abu Dhabi, anunciou ontem (01) que fechou um contrato no valor de US$ 900 milhões para financiar uma usina termoelétrica de 1.227 megawatts na província de Tipaza, na Argélia. A informação é do jornal árabe Gulf News.
A construção e a operação da usina ficarão a cargo da recém-fundada Shariket Kahraba Hadjret En Nouss SpA (SKH SpA). A acionista majoritária da Shariket é a Algerian Utilities International Limited, com 51% das ações. Os outros 49% pertencem a estatais argelina: Sonatrach, Sonelgaz e Algerian Energy Company.
Situada a oeste da capital Argel, a termoelétrica já está sendo construída, com conclusão prevista para 2008. A partir daí, a eletricidade gerada será vendida à estatal Sonelgaz. "A nova usina vai aumentar em cerca de 20% o fornecimento de energia elétrica da Argélia, logo terá um papel essencial no desenvolvimento social e industrial do país", disse o presidente da Mubadala, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum