São Paulo – O Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT Abu Dhabi) anunciou nesta segunda-feira (6) o lançamento da sua calculadora de carbono, projetada para apoiar hotéis no emirado e ajudá-los a rastrear e quantificar as emissões de gás carbônico. A notícia é da agência Emirates News Agency (WAM).
A ferramenta apoiará a estratégia dos Emirados Árabes Unidos de zerar as emissões de carbono até 2050. Abu Dhabi é um dos emirados do país árabe e é também a capital. O anúncio da calculadora foi feito na feira Arabian Travel Market, que ocorre esta semana, de 6 a 9, em Dubai, outro emirado do país.
O objetivo da calculadora é reduzir a pegada de carbono da indústria hoteleira ao longo do tempo. Por meio dela, os empreendimentos terão acesso a um painel que os ajudará a identificar as principais áreas de alto consumo, especialmente de energia e água.
Segundo a WAM, a metodologia foi desenvolvida em consulta com representantes da indústria hoteleira e do governo, entre eles a Agência Ambiental de Abu Dhabi (EAD, na sigla em inglês) e o Departamento de Energia de Abu Dhabi (DOE, na sigla em inglês).
Leia também:
Abu Dhabi abriga projeto de conservação de mangue
Dubai avança em energia limpa com megaparque solar
Ao rastrear indicadores como consumo de combustível, gás, eletricidade e água e converter os dados em uma unidade de medida padronizada de dióxido de carbono, a ferramenta facilita a análise em todo o setor.
Reconhecimento e ajuda
A calculadora ajudará o DCT Abu Dhabi a reconhecer os hotéis com melhor desempenho ambiental e a apoiar os com maior consumo na redução gradual das emissões de carbono. O uso da calculadora será mandatório para os hotéis do emirado e deve gerar relatórios mensais.