Por Bruno de Sá*
De 14 a 16 de novembro de 2023, o Global Media Congress reuniu especialistas, acadêmicos, autoridades e representantes de empresas de todo o mundo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Sob o tema “Moldando o futuro da indústria de mídia”, foram discutidos assuntos como Sustentabilidade, Inovação e Tecnologias mais recentes em mídia, Mídia Esportiva, Juventude e Futuro da Mídia.
Como não poderia ser diferente, o impacto da Inteligência Artificial na mídia e no jornalismo foi destaque nas palestras, painéis e workshops durante os três dias de evento.
Ainda na abertura, através da IA, foram levadas ao palco figuras históricas da mídia para interagir com pessoas reais. Um deles foi Johannes Gutenberg, considerado o pai da imprensa, que desenvolveu a primeira máquina de impressão feita com tipos móveis, a tipografia, por volta de 1439. A abertura também apresentou os coanfitriões Charles e Jameela, chatbots que interagiam com os apresentadores.
O ministro de Estado para Inteligência Artificial e Economia Digital e Aplicativos de Trabalho Remoto dos Emirados Árabes Unidos, Omar Sultan Al Olama, trouxe importantes reflexões sobre o tema, como a projeção de que o conteúdo gerado por IA dominará mais de 90% da internet até 2026. O ministro também destacou que os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro país a criar um ministério para o tema, ainda em 2017.
Ao mesmo tempo, tanto Al Olama quanto os demais palestrantes ressaltaram que os profissionais de mídia não devem se preocupar com substituição de funções humanas, reforçando seu papel como agente catalisador na geração de conteúdo inovador e criativo, além de mediador com pensamento crítico e analítico e figura central no controle das narrativas para o público final.
Outro ponto levantado foi o perigo que o uso inadequado da IA pode causar à sociedade, ao mesmo tempo em que se necessita que, cada vez mais, a mídia deve se concentrar em se tornar uma fonte respeitável e confiável de informações verdadeiras, combatendo fake news.
O evento também abriu espaço para a sustentabilidade e as preocupações relacionadas à mudança climática. As discussões salientaram a importância de evoluir a função da mídia ambiental, especialmente com a proximidade da realização da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) nos Emirados Árabes Unidos.
Organizado no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC) pela Agência de Notícias dos Emirados (WAM) e pela Capital Events do Grupo ADNEC, a segunda edição do evento registrou a presença de quase 24 mil visitantes – em comparação com cerca da 13 mil do ano anterior. Também houve aumento no número de países participantes, com 172, sendo que 31 participaram pela primeira vez.
*Bruno de Sá é coordenador de Marketing Digital da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e integra a equipe de mídias sociais da Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA). Sá viajou para o Global Media Congress a convite da Emirates News Agency (WAM), agência de notícias parceira da ANBA.