Abu Dhabi – A Masdar, empresa de Abu Dhabi especializada em energias renováveis e alternativas, assinou acordo para a construção de uma planta de geração de energia solar no emirado. A usina Shams 1 promete ser a maior do mundo em geração solar e a primeira do gênero no Oriente Médio. Ela deve ajudar Abu Dhabi a alcançar sua meta de utilizar 7% de fontes renováveis em sua matriz energética até 2020.
A usina vai cobrir uma área de 2,5 quilômetros quadrados e terá capacidade para gerar 100 megawatts. A construção está programada para começar no terceiro trimestre de 2010 e deve durar cerca de dois anos. O investimento previsto é de US$ 600 milhões.
O projeto será executado por meio de uma joint-venture entre a Masdar, a petrolífera francesa Total e espanhola Abengoa. A primeira tem participação de 60% e duas outras dividem os 40% restantes. A planta vai ser instalada em Madinat Zayed, que fica a 120 quilômetros da cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
A Shams 1 evitará a emissão de cerca de 175 mil toneladas de gás carbônico por ano, o que equivale à plantação de 1,5 milhão de árvores ou a remoção de 15 mil carros das ruas de Abu Dhabi.
Para o diretor presidente da Masdar, Sultan Al-Jaber, "o lançamento da Shams 1 é um importante marco tanto para a Masdar quanto para Abu Dhabi”. “Traremos aos Emirados não apenas oportunidades de transferência de tecnologia, mas também novas oportunidades de emprego através do gerenciamento e operação da planta”, disse.
*Tradução de Mark Ament

