Da redação*
São Paulo – A Empresa Portuária de Abu Dhabi (ADPC), uma estatal do emirado, pretende investir US$ 10 bilhões na construção de um porto e uma zona franca industrial nos Emirados, segundo informa o jornal Gulf News, de Dubai.
O emirado de Abu Dhabi vai desenvolver o projeto para encorajar a expansão industrial no emirado, reduzindo sua dependência no petróleo. Na zona industrial, empresários estrangeiros poderão ter 100% do capital de suas empresas, a segunda região no emirado onde isso será possível. Em todo o resto de Abu Dhabi, estrangeiros têm direito a apenas 49% do capital de empresas.
A capacidade inicial do porto será de dois milhões de unidades equivalentes a um contêiner de vinte pés (TEU), que poderá ser elevado para 8 milhões de TEUs.
Quatro consórcios estão disputando a licitação para as obras iniciais, que receberão investimento de US$ 1 bilhão. A primeira licitação deve ser fechada no quarto bimestre deste ano e inclui a dragagem da área na qual será construído o porto.
Segundo a ADPC, a construção do Porto e Zona Industrial Khalifa depende de fundos arrecadados no mercado, o que pode ser feito através de venda de ações.
A empresa pretende fazer um empréstimo de curto prazo para dar início às obras e depois buscar financiamentos mais longos. O porto ficará na cidade de Taweelah, cerca de 35 quilômetros a noroeste de Abu Dhabi, e deve estar pronto em 2010. A empresa portuária de Dubai, DP World, vai administrar o porto.
*Tradução de Mark Ament

