São Paulo – O emirado de Abu Dhabi recebeu 1,81 milhão de turistas em 2010, aumento de 18% na comparação com 2009, segundo informações do departamento de turismo local (ADTA, na sigla em inglês). O crescimento ficou acima do esperado, de acordo com o órgão.
Para a ADTA, as novas atrações do emirado, como o parque temático da Ferrari, novos campos de golfe e as apresentações artísticas na Ilha Yas, ajudaram a garantir o desempenho. Isso e mais as campanhas publicitárias realizadas ao redor do mundo.
Os demais emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos foram origem do maior número de turistas que visitaram Abu Dhabi em 2010. Eles responderam por 40% do total. Houve um aumento de 16% na quantidade de visitantes locais em comparação com 2009.
Houve crescimento também no número de turistas provenientes dos países membros do GCC, bloco que reúne Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Omã e Kuwait, além dos Emirados. O crescimento no número de turistas de Omã foi o mais elevado, de 35%, seguido do Kuwait (28%) e da Arábia Saudita (26%).
Fora do mundo árabe, o Reino Unido foi a principal origem dos turistas de Abu Dhabi, com 118 mil pessoas, expansão de 22% na comparação com 2009, seguido dos Estados Unidos (79 mil, aumento de 16%), França (37 mil, mais 6%), Austrália (26 mil, crescimento de 18%) e China (15 mil, 29% a mais).
"Apresentamos crescimento tanto no volume de turistas vindo de países tradicionais quanto de países emergentes," declarou o diretor geral da ADTA, Mubarak Al Muhairi, em nota divulgada pela organização.
Apesar do aumento no número de turistas, o faturamento do setor permaneceu estável, em US$ 1,15 bilhão, devido a uma baixa no valor médio das tarifas dos hotéis.
A estimativa da ADTA é que em 2011 o emirado receberá 1,9 milhão de turistas, contribuindo com 11,1% do PIB não petrolífero. Entretanto, segundo Muhairi, a meta pode ser ampliada devido ao bom resultado de 2010.
*Tradução de Mark Ament

