Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A partir de 2009, a cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, terá uma corrida de Fórmula 1, conforme anunciado neste domingo (04) durante o Festival de Fórmula 1 de Abu Dhabi. O acordo confirmando a corrida foi assinado no Emirates Palace Hotel por Bernie Ecclestone, presidente da Formula One Management (FOM), entidade que organiza o mundial, e pelo presidente do Departamento de Assuntos Executivos de Abu Dhabi, Khaldoon Al Mubarak.
"Uma corrida de Fórmula 1 é um dos mais prestigiados eventos esportivos e está na mesma categoria dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. A Fórmula 1 atrai grande e contínua atenção internacional. Por isso esta parceria é tão atraente para Abu Dhabi e para os outros Emirados", declarou Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, príncipe-herdeiro de Abu Dhabi, que acompanhou a assinatura do acordo. Ecclestone, por sua vez, acrescentou que a FOM está "muito feliz com a entrada de Abu Dhabi no círculo de Fórmula 1 e espera que o relacionamento seja duradouro".
O autódromo para a corrida de Fórmula 1 de Abu Dhabi está sendo construído pela Aldar Properties, uma das principais empresas do setor imobiliário dos Emirados e foi desenhado por Hermann Tilke, famoso por suas pistas de corrida. A pista será construída em uma área de 2.550 hectares na ilha de Yas, na costa leste de Abu Dhabi, e ficará a uma distância de apenas cinco minutos do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi. Ela terá comprimento de 5,6 mil metros e incluirá retas de alta velocidade seguidas de curvas que propiciem ultrapassagens, um trecho do circuito será de rua e outro será de frente para o mar.
Este será o segundo Grande Prêmio de Fórmula 1 do Golfo. Em 2004, o autódromo de Bahrein recebeu a primeira corrida da região. A corrida tem figurado no calendário da Fórmula 1 desde então e este ano ocorrerá no final de semana de 13 a 15 de abril.
*Tradução de Mark Ament

