Kuwait News Agency*
Abu Dhabi – O Departamento de Turismo de Abu Dhabi (ADTA), nos Emirados Árabes Unidos, e a Fundação Guggenheim, de Nova York, assinaram no sábado (08) um memorando de entendimento para construir um museu de arte moderna no país árabe.
O chefe do Departamento de Turismo do emirado, Sultan bin Tahnoun Al Nahyan, disse que, com o memorando, Abu Dhabi torna-se a única sede do museu Guggenheim no Oriente Médio. O museu deve ser construído na ilha de Saadiyat, em Abu Dhabi.
O príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammad bin Zayed Al-Nuhayyan, elogiou o projeto, ressaltando que ele reflete os planos do governo do emirado de ter programas e instalações culturais de padrão internacional.
O museu, que se chamará Guggenheim Abu Dhabi, será projetado pelo arquiteto Frank Gehry, de renome internacional, e deve ficar pronto em cinco anos. Gehry, arquiteto canadense naturalizado norte-americano, também fez o Guggenheim de Bilbao, na Espanha, construção toda feita em titânio e caracterizada por suas formas e estilo desconstrutivista.
A ilha de Saadiyat, localizada a 500 metros da costa de Abu Dhabi, está passando por um plano de desenvolvimento em três fases, feito pelo ADTA, com data de conclusão prevista para 2018. O empreendimento inclui a construção de hotéis, três marinas para mil iates, museus, centros culturais, dois campos de golfe, instalações de entretenimento e serviços, apartamentos e vilas. O projeto do museu Guggenheim Abu Dhabi prevê 30 mil metros quadrados de área construída.
A Fundação Guggenheim tem uma rede internacional de museus de arte contemporânea e moderna. Além de Nova York e Bilbao, os museus estão localizados em Las Vegas, nos Estados Unidos, Veneza, na Itália, e Berlim, na Alemanha. A organização foi fundada em 1937 pelo filantropo Solomon R. Guggenheim e a artista Hilla Rebay. Hoje, além do acervo e exposições, os museus também são conhecidos por sua arquitetura.
*Tradução de Silvia Lindsey