Da Redação*
São Paulo – A cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos e do emirado de mesmo nome, vai ganhar um novo bairro ao custo de US$ 14,7 bilhões, segundo informações do site árabe de notícias econômicas AMEinfo. O empreendimento da empresa Aldar Properties será erguido em terrenos desérticos recuperados na costa Al Raha, ao lado de uma rodovia que liga Abu Dhabi a Dubai. Vão ser construídos, em uma área de 11 quilômetros quadrados, prédios baixos de frente para o mar e também edifícios de até 60 andares. No futuro, espera-se que o bairro planejado venha a abrigar cerca de 120 mil habitantes.
"Estamos muito contentes por termos sido escolhidos pelo presidente (dos Emirados) Khalifa Bin Zayed Al Nahyan para construir este importante marco no coração de nossa cidade. Os trabalhos terão início imediato", declarou Ahmad Ali Al Sayegh, presidente da Aldar Properties, ao jornal árabe Gulf News.
De acordo com o Gulf News, o uso das riquezas naturais das praias da cidade motivou o projeto. O presidente da Aldar Properties acrescentou que o empreendimento vai contar com toda a infra-estrutura residencial, comercial, cultural e de entretenimento. Serão criados também serviços de táxi aquaviário para ligar o bairro a outras partes da ilha em que fica a cidade de Abu Dhabi, a outras ilhas e ao aeroporto internacional, providenciando um novo meio de transporte urbano, ao mesmo tempo em que será ampliado o potencial de turismo na capital do país.
Aldar Properties
A Aldar Properties PJSC, apesar de fundada recentemente, é um das principais empresas de desenvolvimento e investimentos em projetos imobiliários de Abu Dhabi. Ela desenvolve atualmente grandes projetos residenciais, comerciais, de entretenimento e de hospedagem em Abu Dhabi e Al Ain, uma cidade a leste da capital.
Outro grande projeto que será executado pela companhia é o do Mercado Central de Abu Dhabi. A empresa ganhou uma licitação do governo local para transformar o mercado em um centro de negócios com edifícios, lojas, atrações culturais, um mercado árabe tradicional (souk) e uma central de transportes para toda a cidade. Estas obras terão início também este ano.
A empresa foi criada em 2004, tendo cerca de US$ 400 milhões em ações negociadas na bolsa de Abu Dhabi. Ela logo comprou a Addar Real Estate Services LLC, uma empresa privada de Abu Dhabi estabelecida em maio de 2000.
Abu Dhabi
De acordo com o site citypopulation.de, que fornece informações sobre países e cidades ao redor do mundo, a população da cidade de Abu Dhabi era de 552 mil habitantes em 2003, fazendo dela a segunda mais populosa dos Emirados Árabes, perdendo apenas para Dubai, que tem uma população estimada em 1,171 milhão de pessoas. Já o emirado de Abu Dhabi é o mais populoso, com aproximadamente 1,591 milhão, ante 1,204 milhão do emirado de Dubai.
Abu Dhabi é o maior dos sete emirados da federação dos Emirados Árabes e sua área representa mais de 80% do território do país. Abu Dhabi é também o emirado mais rico, pois é o principal pólo produtor de petróleo, gás e de produtos petroquímicos. O emirado faz divisa com a Arábia Saudita e Omã e com os emirados de Dubai e Sharjah, tem 600 quilômetros de costa no Golfo Arábico e cerca de 200 ilhas.
*Com agências. Tradução Mark Ament

