São Paulo – O fundo estatal Aabar Investments, do governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, anunciou que vai adquirir 9,1% das ações da companhia alemã Daimler, fabricante dos automóveis Mercedes-Benz e maior produtora de caminhões do mundo. O anúncio foi feito ontem (23) e reproduzido pelo site do jornal Emirates Business 24/7, de Dubai.
Após a transação, avaliada em 1,95 bilhão de euros, o governo de Abu Dhabi será o maior acionista individual da empresa alemã. "Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Aabar, que veio para apoiar nossa estratégia corporativa", disse o presidente da Daimler, Dieter Zetsche.
As duas companhias têm planos de colaboração para o desenvolvimento de veículos movidos a energia elétrica, com o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono, e também informaram que deverão abrir, em Abu Dhabi, um centro de treinamento para jovens que queiram trabalhar na indústria automobilística.
A Daimler, que vendeu a maior parte de suas ações na Chrysler em 2007, está sofrendo com a queda na demanda por seus veículos de luxo e a redução do mercado para caminhões.
Em 2008, a companhia tinha mais de 270 mil funcionários no mundo todo e produziu 2,1 milhões de veículos. Já este ano, a Daimler lançou um programa de redução de custos para se adaptar às mudanças geradas pela crise mundial.
A Aabar vai ficar com a maior parte das 96,4 milhões de ações que serão vendidas pela Daimler, ao custo de 20,27 euros cada. Na última sexta-feira (20), as ações da Daimler fecharam em 21,34 euros na bolsa de Frankfurt, queda de 1,8%. Ontem (23), com o anúncio da transação, as ações da fabricante alemã subiram 8%, de acordo com o site MENA FN. Os acionistas da Daimler deverão aprovar o negócio em reunião no dia 09 de abril.
"A Daimler é um ícone e uma companhia forte do ponto de vista financeiro, conhecida no mundo todo por sua excelência", afirmou o presidente da Aabar, Khadem Al Qubaisi.
Além da indústria automobilística, o fundo estatal Aabar investe em diversos outros setores, entre eles energia, infra-estrutura, imóveis e serviços financeiros. A principal acionista do fundo é a International Petroleum Investment Company (IPIC), de propriedade do governo de Abu Dhabi.
Com a transação entre a Aabar e a Daimler, o governo do Kuwait, que investe na companhia alemã desde 1974 e era o maior acionista, terá sua participação reduzida de 7,6% para 6,9%.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

