São Paulo – O governo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, planeja cultivar 29,4 mil hectares de terras agrícolas no Sudão a fim de garantir o abastecimento de alimentos em meio a alta dos preços. A informação foi publicada nesta sexta-feira (04) no site da TV Aljazeera na internet.
O encarregado de negócios do diretor-geral do Fundo Abu Dhabi para Desenvolvimento, Mohammad Alswaidi, declarou que os estudos do solo e do clima vão ser iniciados nos próximos três ou quatro meses.
A previsão é de que toda produção seja exportada para os Emirados e de que o projeto receba mais liquidez, pois o Fundo pretende construir parcerias com o setor privado.
Planeja-se plantar alfafa, que serve de ração para animais, mas estão sendo elaborados estudos para acrescentar outras culturas, que podem ser de milho, fava ou batata.
O dirigente árabe salientou que a segurança alimentar tornou-se uma prioridade do governo, afirmando que o Fundo pretende investir em outros projetos agrícolas em regiões que não foram mencionadas.
Vale ressaltar que os Emirados dependem da importação de arroz e de outros alimentos essenciais, como trigo, carne, chá, café e azeite.
*Tradução de Saleh Haidar

