Silwan Abbassi*
Brasília – Os participantes do Fórum Econômico de Abu Dhabi, que ocorreu na última semana, estimaram que serão necessários investimentos de US$ 200 bilhões no setor de turismo no emirado nos próximos cinco anos. A informação é do jornal árabe Al Hayat. O presidente do Departamento de Turismo de Abu Dhabi (ADTA), Sultan bin Tahnoon Al Nahyan, disse que nos últimos dois anos o emirado se transformou em destino turístico mundial, principalmente para os europeus. A meta agora é receber três milhões de turistas por ano até 2015.
Al Nahyan afirmou que US$ 5,7 bilhões serão gastos no projeto de expansão do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi para receber os turistas. O projeto vai duplicar a área atual do aeroporto, incluindo a construção de novas instalações com capacidade para receber 20 milhões de passageiros em 2010 e 50 milhões de passageiros quando o projeto for concluído.
O diretor geral da ADTA, Mubarak Al Muhairi, disse que o turismo de negócios em Abu Dhabi deverá representar 50% do volume total do turismo no emirado em 2015. Hoje, o turismo de negócios constitui 25% do volume total. O setor de turismo no emirado começou a se expandir após a realização de campanhas de marketing pela ADTA, que abriu novos escritórios em Londres e Frankfurt.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum