Da redação*
Abu Dhabi – A Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc) pretende investir mais de US$ 7 bilhões até 2009 em seu programa de gás natural liquefeito (GNL), segundo informa o site do jornal Gulf News, de Dubai. O dinheiro será aplicado na construção de gasodutos para transporte do produto e unidades de distribuição terrestres.
Segundo o jornal, um conselheiro da empresa declarou que ela pretende ser a maior produtora de GNL do mundo até 2010, dobrando sua capacidade de produção de 150 milhões de metros cúbicos para 300 milhões.
O gás será exportado pela Abu Dhabi Gas Company (Adgas) e também distribuído para consumo doméstico pela Adnoc Distribution na cidade de Abu Dhabi. Em uma segunda fase, o produto será distribuído em áreas industriais.
As reservas de gás de Abu Dhabi são a quinta maior do mundo, atrás apenas das reservas da Rússia, Irã, Catar e Arábia Saudita. O crescimento econômico do emirado também é fortemente influenciado pelo investimento de receitas provenientes das reservas petrolíferas.
*Tradução de Mark Ament

