Dubai – De Igarapé Miri, no estado do Pará, a empresa Bony Açaí produz a bebida na lata que está concorrendo ao prêmio Innovation Awards da Gulfood 2023. A feira é a maior do setor de bebidas e alimentos do Oriente Médio e elege os melhores produtos em diferentes categorias a cada ano. O evento começou nesta segunda-feira (20) e vai até o dia 24, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Desta vez, a marca brasileira concorre como Melhor Bebida com o produto que leva açaí e xarope de guaraná. “É um alimento a base de açaí, que por ter guaraná como adoçante natural, tem uma característica energética. Com essa composição, ele dá energia para um dia a dia longo e para as crianças se alimentarem de forma correta”, disse Luara Bony, CCO da empresa. “Pode ser utilizada para pré-treinos, por exemplo. E estamos muito orgulhosos de ver um produto do Brasil como finalista no prêmio. Já é uma vitória”, afirmou Elis Bastos, representante da marca nos Emirados.
O produto brasileiro concorre com uma água proteica e um chá. O açaí é originário da região amazônica e tem no Pará seu principal estado produtor. A Bony colhe e processa seu açaí e sua planta tem capacidade produtiva de até 250 mil quilos da polpa por dia.
A linha da marca vai de produtos em polpa a bebidas como a da latinha e sorbets. O açaí em lata tem maior tempo de validade, se comparado aos sorbets da marca, que não levam conservantes.
No momento, a empresa vende os produtos no Brasil e está na Gulfood como expositora no Pavilhão do Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O objetivo da companhia na feira é, principalmente, encontrar uma distribuidora local. “A Bony quis ser muito grande primeiro no Brasil, para só depois visar o mercado externo. Agora, aqui em Dubai é justamente essa a ideia. Encontrar um parceiro que esteja preparado para fazer a distribuição, com tudo refrigerado”, explicou Bastos à ANBA.
Há mais de 100 empresas brasileiras presentes na feira de Dubai neste ano. Além dos pavilhões brasileiros da ApexBrasil, há também estandes como o da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que trouxe 11 companhias de diferentes setores.